Respostas
Resposta:
Críquete
desporto de equipe jogado com bastões e bolas
Língua
Descarregar PDF
Vigiar
Editar
Saiba mais
Este artigo ou se(c)ção está a ser traduzido
O críquete (em inglês: cricket) é um desporto que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o ano de 1566. Considerado por muitos um desporto parecido com o basebol, foi inspirado num rudimentar jogo rural medieval chamado stoolball. Foi adotado pela nobreza no século XVII.[1] Sofreu muitas transformações ao longo dos anos até se tornar um desporto bastante admirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.[2]
Críquete
Cricket
CricketSCG1.jpg
Federação desportiva mais alta
International Cricket Council - ICC
Jogado pela primeira vez
Século XVII (moderno)
Características
Membros de equipa
11
Equipamento
Bola
Taco
Wicket
Stump
Protetores
Presença
País ou região
Reino Unido (oficial)
Olímpico
Somente em Paris-1900
No Brasil, ficou conhecido como taco, pela semelhança de nomes costuma ser confundido com o croquet, sendo este um desporto totalmente diferente.
Jogam onze atletas de cada lado. Os movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20,1 metros de comprimento, no centro do campo, onde a bola (de cortiça e couro) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas stumps, cujo conjunto é conhecido como wicket), defendido pelo rebatedor.[2][3] O rebatedor pode rebater a bola e então correr entre duas áreas no campo para marcar corridas (pontos), mas pode estar eliminado se o alvo numa área está tocada por a bola e o rebatedor não está nessa zona.
A bola usada no críquete.
No início, as partidas de críquete podiam durar até dez dias. Hoje, a maioria dos jogos é disputada com dois tempos, em uma tarde ou noite (as partidas de teste chegam aos cinco dias de duração).[3] Também existe o T20 críquete que dura 3 horas.
O taco de críquete (bat em inglês) tem o formato de um remo bastante comprido.
Crianças jogando críquete no gramado de um parque. O uso de espaços não preparados (praças e parques públicos por exemplo) é comum nos países onde o desporto é bem difundido.
Explicação:
achei no Google