Conto: Feliz aniversário, de Clarice Lispector
1- O conto relata uma festa de aniversário. O que há de peculiar nessa festa?
2-Quem é o personagem principal? O narrador é...? Onde se desenrola a história?
3-Em que passagem do texto ocorre o clímax, ou seja, o momento de maior tensão da história? Explique
4-Por que o conto “Feliz aniversário”, é considerado um conto brutal?
5-Seria correto afirmar que o conto expõe o tratamento oferecido a muitos idosos no país? Comente.
Respostas
O conto "Feliz Aniversário" de Clarice Lispector faz parte da coletânea "Laços de Família", em que são narradas diversas histórias com diferentes temáticas sobre os lares e relacionamentos.
A festa de aniversário no conto é peculiar, pois toda a preparação e o decorrer da cerimônia se dão com um clima muito tenso e amargura da aniversariante (D. Anita) e também dos convidados, onde cada um está presente apenas para "cumprir" um papel.
A personagem principal da história é D. Anita, que está completando 89 anos na festa. O narrador é observador, relatando os fatos em terceira pessoa do singular e a festa se passa na casa de D.Anita e de sua filha Zilda.
O momento de maior tensão da história ocorre quando D. Anita pega uma faca e começa a refletir sobre cada um dos presentes, em seguida cospe no chão.
Esse conto é considerado brutal, pois quebra as expectativas do leitor sobre o aniversário da senhora e é composto por uma atmosfera muito tensa entre todos os participantes.
O conto pode ser interpretado como a perda dos laços de família na história, onde cada um se faz presente apenas para cumprir um papel social. Além do tratamento dado à D. Anita.
Espero ter ajudado, bons estudos!