A) Em 1822, ano da independência do Brasil, todos os membros da sociedade no país eram a favor da separação de Portugal? Explique.
B) Quais eram os objetivos da Assembleia Constituinte de 1823?
C) Relacione 4 pontos importantes que foram estabelecidos com a Constituição de 1824.
D) Quem era considerado cidadão em 1824?
E) As elites brasileiras enfrentavam divergências, disputas políticas. Quais eram as principais disputas políticas no Primeiro Reinado?
F) Como ocorreu o processo de formação do Estado nacional brasileiro a partir de 1822?
G) A Constituição de 1824 não agradou a todos os setores da sociedade brasileira. O que aconteceu em Pernambuco a partir de 1824?
H) Qual era a situação econômica do Brasil após a independência?
I) Explique o que foi a abdicação de Dom Pedro I, ocorrida em abril de 1831.
Respostas
Resposta:
A) Em 10 de Setembro de 1919, Portugal assinou a Convenção de St.Germain-en-Laye, que dava sequência à conferência de paz para assuntos coloniais, com vista à aplicação dos preceitos contidos
B) A Constituinte de 1823 teve por missão redigir o projeto dessa Constituição e dar ao país o ordenamento jurídico faltante.
C) 1. O regime de governo estabelecido foi a monarquia hereditária.
2. Existência de Quatro poderes: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e o Poder Moderador.
3. O Poder Moderador, exercido pelo imperador, lhe dava o direito de intervir nos demais poderes, dissolver a assembleia legislativa, nomear senadores, sancionava e vetava leis, nomeava ministros e magistrados, e os depunha.
4. Poder Executivo: exercido pelo Imperador que, por sua vez, nomeava os presidentes de províncias.
D) Somente os brasileiros letrados, dotados de uma condição econômica estipulada, homens e maiores de idade.
E) Foi marcado por disputas entre a elite agrária e o Imperador, além de conflitos regionais no Nordeste e na Cisplatina.
F) Iniciou-se com a declaração de independência, em 7 de setembro de 1822.
G) Eclodiu a chamada Confederação do Equador. Instituía o poder moderador e era um exemplo de centralização de poder e do absolutismo monárquico: tudo aquilo que os republicanos federalistas pernambucanos abominavam.
H) Era extremamente diversificada no período pós-Independência, mas foi necessário um grande esforço por parte do governo monárquico para realizar a transmutação de sistema econômico puramente escravocrata e colonial para uma economia moderna e capitalista.
I) Ocorreu em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial, no Brasil Além do documento de abdicação também redigiu carta de despedida.
Espero ter ajudado!