Respostas
Resposta:
Migração: Fatores de atração e fatores de repulsão
Os movimentos migratórios correspondem ao deslocamento de indivíduos ou populações e são impulsionados pelos fatores atrativos e pelos fatores repulsivos dos territórios, em que algumas áreas recebem mais intensamente os fluxos populacionais enquanto outras repulsam a população. As áreas de atração são aquelas localidades que apresentam aspectos favoráveis tais como, empregos, melhores condições de vida, segurança e outros, enquanto as áreas de repulsão são as que apresentam aspectos como desemprego, conflitos – religiosos, políticos e outros -, crise econômica entre outros.
Países de imigração e países de emigração
Cabe destacar que a emigração refere-se ao movimento de saída de um indivíduo ou população de uma área para outra, enquanto que a imigração refere-se à entrada de um indivíduo ou população em uma área. Além disso define-se como migrante toda pessoa que migra, que se desloca.
Neste sentido, destacam-se países que no século XIX estimularam a imigração, ou seja, a entrada de pessoas em seu território, através de leis que equiparavam os direitos dos estrangeiros à população local, tais como, a Itália, Holanda, Chile e Argentina.
Com o passar do tempo, entre 1950 e 2000 os movimentos migratórios adquiriram um caráter econômico em que alguns países se destacaram como países de emigração, tais como, México, Índia e Cuba, e outros como países de imigração, tais como, Canadá, EUA e Austrália.
Cabe destacar ainda que, em alguns casos, a realidade enfrentada pelos migrantes em seu novo local de residência é diferente do que o esperado, enfrentando a exploração da mão-de-obra, preconceito (xenofobia) e ausência de direitos sociais.