8.De que forma a expansão territorial do antigo Império Russo ainda condiciona
as relações entre os países da Europa Oriental?
Respostas
Resposta:
Explicação:
colonialismo e expansão territorial russa foi um processo de descoberta e conquista de novos territórios pela Rússia. Caracterizou-se por oposição à colonização da maioria das outras potências coloniais europeias visto que estavam destinados principalmente aos territórios ultramarinos, mas já a Rússia principalmente a expansão continental nas zonas adjacentes (colonialismo interno).
A expansão territorial do Império Russo para o sudoeste da Europa se deu simultaneamente ao enfraquecimento de outras potências na região como o Império Sueco, Império Otomano dentre outras e fez com que muitos países da Europa Oriental até hoje tenham profunda dependência econômica de recursos da Rússia, tais como gás natural, fertilizantes e recursos minerais além de raízes culturais e linguísticas semelhantes que possuem.
O Império Russo, conflitos e sua queda
O Império Russo teve um surgimento marcado por conflitos. Uma das guerras mais notáveis que permitiu a criação do império e consequentemente mudou drasticamente a dinâmica cultural da região foi a derrota do Canato da Horda Dourada, remanescente do Império Mongol.
Após sua fundação como império, os russos entraram em processo de grande expansão territorial, com disputas contra os Otomanos, o Império Francês de Napoleão Bonaparte e o Império Sueco, que na época já estava em declínio.
Alguns países da Europa Oriental integraram, nem que seja em uma parte do seu território, o Império Russo, portanto possuem raízes culturais semelhantes, já outras nações sofreram perdas territoriais em decorrência de guerras contra ele.
Do ponto de vista econômico, o Império Russo beneficiou o território da Europa Oriental com a industrialização, criação de ferrovias e fábricas, incrementando a produção agrícola com o trabalho servil, que posteriormente fora abolido.
O Império Russo caiu devido aos constantes conflitos para promover proteção aos cristãos ortodoxos, especialmente com o Império Otomano e assim com os eventos que marcaram sua entrada na 1ª Guerra mundial e revolução de 1917 que futuramente seriam as bases da então conhecida União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
Para entender mais sobre Império Russo, veja: https://brainly.com.br/tarefa/1001684
#SPJ2