a) Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?
Respostas
Resposta:
Os tipos de agricultura praticadas no Brasil são representadas por:
Agricultura moderna ou comercial:
É baseada no uso massivo de agrotóxicos para aumentar a produção, máquinas e implementos agrícolas tecnológicos que facilitam todo o processo do cultivo. Nesta lógica, os grandes fazendeiros exportam toda a produção, que ocorre em larga escala (com a soja, café, milho, outras culturas).
Agricultura tradicional ou orgânica:
É baseada no uso manual de ferramentas (como o arado manual) para preparar a terra e fazer o plantio. A agricultura tradicional ou de subsistência é aplicada para a sobrevivência das pequenas famílias rurais, que se alimentam e vendem pequenas partes da comercialização rural (nas feiras e mercadinhos).
Permacultura:
Basicamente, a Permacultura é um tipo de processo agrícola que incentiva o conhecimento das plantas, árvores frutíferas e os benefícios nutricionais de cada uma delas.
Explicação:
Resposta:
Tipos de Agricultura
1. Agricultura de Subsistência
Também chamada de “agricultura tradicional”, a agricultura de subsistência é marcada por uma economia agrícola fechada, de autoconsumo.
O cultivo é baseado na policultura e realizado a partir de técnicas rudimentares em pequenas propriedades e sem auxílio de máquinas ou de processo de adubagem.
Dessa maneira, os pequenos produtores ficam encarregados de cuidar, cultivar e colher os alimentos.
Saiba mais sobre a agricultura familiar.
2. Agricultura Orgânica (Biológica)
Surgida no século XX, a agricultura orgânica, chamada de “cultivo verde”, visa, principalmente, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social dos produtores.
Está intimamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, os alimentos orgânicos são cultivados por meio de um controle biológico de pragas.
Técnicas de baixo impacto ambiental são utilizadas nesse sistema, como a rotação de culturas, uso de adubo verde (biológico) e compostagem de matéria orgânica.
3. Agricultura Comercial
Chamada de "agricultura moderna" ou de mercado, nesse tipo de atividade pratica-se a monocultura (cultivo de um tipo de alimento).
Está voltada essencialmente, para a comercialização dos produtos cultivados, sendo produzida em larga escala, executada em grandes propriedades com a utilização de substâncias, como adubos, fertilizantes químicos, agrotóxicos e inseticidas.
Além de utilizar técnicas modernas de cultivo, manipulação genética de sementes e máquinas, utilizam mão-de-obra especializada, como engenheiros, agrônomos e técnicos agrícolas.
4. Permacultura
Designa o processo agrícola integrado ao meio ambiente que envolve a produção de plantas semi-permanentes e permanentes, considerando, sobretudo, os aspectos energéticos e paisagísticos.
Agropecuária
Corresponde a união das atividades agrícola e pecuária, ou seja, o cultivo do campo e a criação de animais, ambos destinados ao consumo.