Para Florestan Fernandes, o processo de mudança social da sociedade brasileira é profundamente marcado pelo embate entre o que denomina o “antigo regime” e a “instauração de um novo padrão civilizatório na sociedade brasileira”. (FERNANDES, 1963, p. 84). O antigo regime corresponde às forças sociais herdadas do sistema colonial, enquanto que o novo padrão tenta alcançar o nível de integração da civilização fundada na ciência e na tecnologia científica. Quanto ao texto acima, é INCORRETO afirmar que se trata:
Escolha uma:
a.
Da convivência do atrasado com o moderno no Brasil Rural, responsável pela lentidão das transformações, o que faz Florestan Fernandes comparar esse fluxo de mudança social “a uma espécie de afluente, que desaguava em um rio velho, sinuoso e lerdo”
b.
Da transformação da economia agrária numa fonte produtora de excedentes, canalizados e apropriados pelos setores urbanos hegemônicos
c.
Da forma histórica que assume o capitalismo agrário no Brasil, sob a hegemonia da economia urbana-industrial, que pode ser explicada pelo que Florestan Fernandes denomina “a dependência dentro da dependência”
d.
Da superação dos interesses e valores das camadas tradicionalmente acostumadas à estabilidade social, que resultou na efetiva mudança na distribuição da terra, da renda e das garantias sociais
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra D
Explicação:
"[...] os interesses e os valores das “camadas tradicionalmente acostumadas à estabilidade social e ao que ela sempre ocultou no Brasil: extrema iniqüidade na distribuição da terra, da renda e das garantias sociais...” (FERNANDES, 1963, p. 216)"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás