escolher 2 tipos de lesão ou acidente e descrever como seria sua atuação nós primeiros atendimento a vítima
Respostas
Traumatismo craniano:
As pancadas na cabeça geralmente não precisam ser tratadas com urgência, no entanto, quando o trauma é muito forte, como o que acontece em acidentes de trânsito ou em quedas de grandes alturas, é preciso saber o que fazer para reduzir ou evitar possíveis complicações.
As pancadas na cabeça geralmente não precisam ser tratadas com urgência, no entanto, quando o trauma é muito forte, como o que acontece em acidentes de trânsito ou em quedas de grandes alturas, é preciso saber o que fazer para reduzir ou evitar possíveis complicações.Assim, é importante ligar para uma ambulância, observar se a pessoa está consciente e iniciar a massagem cardíaca caso se a pessoa não responda aos chamados. Além disso, após o acidente, a pessoa pode apresentar vômitos persistentes e, nesses casos, é importante deitá-la de lado, tendo cuidado para não fazer movimentos bruscos com o pescoço, colocando um suporte, como casaco ou almofada, debaixo da cabeça.
Caso haja suspeita de traumatismo craniano, deve-se:
Caso haja suspeita de traumatismo craniano, deve-se:Chame uma ambulância, ligando para o 192;
Caso haja suspeita de traumatismo craniano, deve-se:Chame uma ambulância, ligando para o 192;Observe se a pessoa está consciente:
Caso haja suspeita de traumatismo craniano, deve-se:Chame uma ambulância, ligando para o 192;Observe se a pessoa está consciente:Caso esteja consciente, deve acalmá-la até à chegada da ajuda médica;
Caso haja suspeita de traumatismo craniano, deve-se:Chame uma ambulância, ligando para o 192;Observe se a pessoa está consciente:Caso esteja consciente, deve acalmá-la até à chegada da ajuda médica;Caso o indivíduo esteja inconsciente e não respire, deve iniciar massagem cardíaca.
Mantenha a vítima imobilizada, evitando mexer no pescoço, pois podem existir danos na coluna;
Mantenha a vítima imobilizada, evitando mexer no pescoço, pois podem existir danos na coluna;Pare hemorragias, caso existam, aplicando ligeira pressão sobre o local, com um pano, gaze ou compressa limpa.
Vigie a vítima até à chegada da ambulância, observando se ela respira. Inicie a massagem caso pare de respirar.
Vigie a vítima até à chegada da ambulância, observando se ela respira. Inicie a massagem caso pare de respirar.É importante que os primeiros socorros para o traumatismo craniano sejam realizados corretamente, para evitar possíveis complicações, como o coma ou perda de movimento de algum membro
Contusão
Uma pancada no futebol, mau jeito na musculação ou um tombo mais forte são causas comuns de contusão muscular, acidente que deixa marcas roxas (hematoma), provoca dor e até, em alguns casos, compromete os movimentos na região afetada. "Esse tipo de lesão agride os músculos e, às vezes, o tendão", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. Os cuidados certos na hora em que pancada acontece são fundamentais para encurtar o tempo de recuperação e diminuir a gravidade do problema. Veja quais são os primeiros socorros no caso de uma contusão muscular e aprenda como reagir à situação.
No momento do trauma é de grande importância o uso do gelo para evitar ao máximo o sangramento intramuscular e o hematoma na pele. "Esse procedimento impede que ocorra um processo inflamatório exagerado, que pode atrapalhar na cicatrização da lesão", afirma o educador físico Adriano Coronatto, personal trainer de São Paulo. Aplique uma bolsa de gelo envolta numa toalha de pano, por aproximadamente 30 minutos, na região afetada.