Quantas vezes nos perguntamos: "Para que serve o conhecimento?". Ao resgatarmos um trecho da obra de Frederick Turner, temos alguns elementos para reflexão:
(...) O Cheyenne George Bent observou que o seu povo, com o cavalo e o rifle, foi no mínimo tão confiante e independente quanto qualquer outro que tenha vivido na terra. Mas não entendia por que os Cheyennes não sustentaram aquela independência frágil sob a implacável pressão dos comerciantes brancos, com seus bens comerciais brancos e com seus planos brancos para a ocupação das terras.
TURNER, Henry. O Ocidente contra a Natureza - Mito, História e as Terras Selvagens. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
O texto acima demonstra a capacidade de dominação do homem branco usando a tecnologia para isso. Mesmo com as mesmas armas que os "brancos", os nativos acabaram sendo dominados. O termo usado pelo autor, "independência frágil", pode ser entendido como:
ALTERNATIVAS
O interesse dos brancos impera pela capacidade de socializar com o inimigo o seu domínio tecnológico, o conhecimento de uma forma geral. O Ocidental passa, na integridade, todo o saber acumulado, permitindo que outras civilizações se qualifiquem e possam ter sua própria forma de dominação.
Os interesses dos homens ocidentais, os brancos, não sobreviveram ou se colocaram acima dos nativos. Eles, os Cheyennes, tiveram as condições ideais para garantirem sua sobrevivência, se não o fizeram, foram por fatores gerados pelos próprios nativos.
Há uma demonstração clara da inferioridade intelectual dos nativos, limitados mentalmente. Eles não conseguem compreender o conhecimento por de trás de objetos adquiridos dos brancos. No caso da citação acima, os rifles.
O domínio científico e tecnológico do Ocidente se coloca acima da condição de ter ou não as armas ocidentais. Está no controle do conhecimento e na mercantilização dos produtos que são seus resultados.
A independência dos Cheyennes não evitou a dominação pelos colonizadores, pois sabiam que a identidade cultural do grupo seria preservada mesmo com a colonização.
Responder
Respostas
respondido por:
0
O interesse dos brancos impera pela capacidade de socializar com o
inimigo o seu domínio tecnológico, o conhecimento de uma forma geral. O
Ocidental passa, na integridade, todo o saber acumulado, permitindo que
outras civilizações se qualifiquem e possam ter sua própria forma de
dominação.
rosileite1:
RESPOSTA O domínio científico e tecnológico do Ocidente se coloca acima da condição de ter ou não as armas ocidentais. Está no controle do conhecimento e na mercantilização dos produtos que são seus resultados.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás