Respostas
Resposta:
O objetivo da Companhia era vender escravos africanos em grande escala nas capitanias do Grão-Pará e Maranhão, com isso desenvolvendo a agricultura e fomentando o comércio.
O desenvolvimento do Brasil, tanto em termos populacionais como geográficos, deve-se, em grande parte, às companhias monopolistas de comércio fundadas entre os séculos XVII e XVIII, que, no entanto, não deixaram de suscitar grande controvérsia.
A Junta do Comércio, uma instituição do Estado português, deu origem, em meados do século XVII, à Companhia para o Comércio do Brasil e teve a seu cargo a organização dos comboios mercantes do e para o Brasil até 1720; aprovou também a criação da Companhia de Cabo Verde e de Cacheu, em 1680, a qual teve uma intervenção importante no fomento da atividade comercial no continente americano.
Esta companhia foi substituída por outra de curta duração, a Companhia Negreira do Pará e Maranhão em 1682, que tinha o exclusivo do tráfico "negreiro", e fornecia mão de obra para este território americano, o que equivalia a cerca de 10 000 escravos por ano, para além de outro tipo de mercadorias.