• Matéria: Geografia
  • Autor: yohanlqueiroz2603200
  • Perguntado 4 anos atrás

quem são os peshmerga? como eles atuam? qual a sua estrutura e importância da sua atuação na região?​

Respostas

respondido por: katiarodrigues1922
1

Resposta:

Peshmerga ou Peshmerge (em curdo: Pêşmerge ou پێشمه‌رگه ‌‌) é um termo utilizado pelos curdos para se referir aos combatentes de seu exército e significa literalmente "aqueles que enfrentam a morte" (pesh enfrentar + marg morte).É também o termo oficial do Governo Regional do Curdistão para designar as forças armadas do Curdistão iraquiano.

Os Peshmerga são um grupo curdo armado e de elite, que combate pelo Curdistão e reivindica a criação de um Estado para os seus cidadãos, que estão espalhados por territórios atribuídos ao Iraque, à Síria e à Turquia. Tem mais de 200 000 militantes, onde se incluem homens e mulheres. Os Peshmerga têm sido uns dos mais duros inimigos do Estado Islâmico

As raízes do grupo curdo remontam aos anos anteriores a 1920, antes do fim do Império Otomano. Os Peshmerga lutam pela criação do estado do Curdistão. Nas décadas de governação de Saddam Hussein tornaram-se nos guardiões supremos da etnia curda. Foram massacrados com campanhas negativas, tornaram-se vítimas de ataques químicos e de assassinatos. O seu armamento advém, principalmente, da era da União Soviética, onde se incluem Kalashnikovs e tanques russos da segunda grande guerra mundial.

Com a sua base de treinos situada em Sulaimaniah, as soldadas ocuparam terrenos no norte do Iraque para se prepararem para lutar contra o EIIL (Estado islâmico do Iraque e do Levante, nome anterior do estado Islâmico).  

Por cada batalhão há uma comandante, normalmente com alguma experiência de guerra. Todas as líderes são mulheres, na sua maioria coronéis que, no entanto, desempenham o papel de comandantes.

Devido aos avanços do Estado Islâmico, os Peshmerga têm sido cruciais na defesa de territórios curdos. As soldadas que treinam no Iraque apresentam para já pouca experiência em cenário de guerra, no entanto, têm demonstrado vontade em lutar contra os inimigos. Dizem estar preparadas para lutar.

Já há registo delas terem participado na defesa de várias cidades iraquianas, ao lado de outros Peshmergas. Daquq, Jalawla, Kirkuk e Khanaqin são alguns do exemplos onde soldadas combatem o grupo jihadista liderado por Abu Bakr Al-Baghdadi.

Perguntas similares