As mudanças no trabalho no campo rural - campo, sofreram alterações na vida e na relação das comunidades com o espaço. Destaca-se como referencial a Revolução Verde e o êxodo rural. Sobre a evolução da agricultura no Brasil marque a alternativa INCORRETA. *
a) O êxodo rural foi um fenômeno que provocou o esvaziamento do campo e inchaço das cidades.
b) A Revolução Verde aumentou a produção agrícola com uso de maquinários e modernas técnicas de adubação do solo.
c) Dentre os aspectos negativos da modernização do campo, podemos citar: impactos ambientais e no solo, aumento do êxodo rural, concentração de terras e expansão da fronteira agrícola e do desmatamento.
d)Com as evoluções tecnológicas, o campo aumenta sua produção, mas não se torna autossuficiente, pois depende cada vez mais das atividades produtivas urbanas.
Respostas
Resposta:a resposta e d
Entende-se por mecanização do campo o processo de modernização das práticas agropecuárias, como a inserção de maquinários nos sistemas produtivos e de alta tecnologia para ampliar a produtividade ou a promoção de novas formas de desenvolvimento. Ao longo da história, destacaram-se dois processos de modernização do meio agrário: a Revolução Agrícola, ocorrida em razão da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que ampliou os índices de produção a partir da segunda metade do século XX.
Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades. Afinal, a maior presença de maquinários altera a dinâmica de produção, interfere na presença de mão de obra no campo, modifica a relação entre campo e cidade e é capaz de alterar, até mesmo, o ritmo de expansão da urbanização.
Explicação:
O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico. A constituição da agricultura permitiu a constituição das primeiras civilizações, bem como o desenvolvimento do comércio e das cidades. Assim, podemos dizer que as sucessivas transformações técnicas do campo acarretam diferentes efeitos sobre o contexto de funcionamento das sociedades.