Respostas
Resposta:
Epidemiologia é uma disciplina básica da Saúde Pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações, aspecto que a diferencia da clínica, que tem por objetivo o estudo desse mesmo processo, mas em termos individuais.
Como ciência, a Epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da Saúde Pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.
A Epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Sua aplicação neste caso deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades locais. Epidemiologia ― é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas. É a ciência básica para a Saúde Pública, principal ciência de informação de saúde. Estuda a saúde, mas na prática, principalmente pela ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos, estes últimos, definidos pelo diagnóstico clínico. Seu objeto são as relações de ocorrência de saúde-doença em massa (sociedades, coletividades, comunidades, classes sociais, grupos específicos, etc.). As relações são referidas e analisadas mediante o conceito de risco.