Respostas
Política e Cultura dos Incas
A capital do Império Inca era Cusco e as terras do império ocupavam um total de 4.000.000 de km. Além disso, possuía cerca de 15 milhões de pessoas divididas em 200 povos de diferentes características. Assim, o idioma falado era o quéchua e todos faziam reverencia à Inti, o deus Sol.
Um fato interessante é que a sociedade Inca não passava por pobreza ou condições extremas. Assim, toda a sociedade possuía emprego para o sustento familiar e a consumo de roupas. Contudo, a família imperial mantinha seus privilégios.
Deste modo, o ponto marcante da cultura Inca se concentrava na arquitetura e na capacidade admirável da engenharia. Assim, os incas construíram grandiosos palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos.
Todavia, os incas utilizavam desenhos e a oralidade como forma de comunicação, já que não possuíam escrita. Além disso, utilizam da arte para produzir máscaras para os funerais e oferendas.
Cultura Maia
Os conhecimentos de astronomia dos mais eram realmente avançados, e seus observatórios, bem-equipados.
Eles podiam prever eclipses e elaboraram um calendário de 365 dias
Para o desenvolvimento da astronomia, matemática era um elemento fundamental, daí terem acumulado conhecimento nessa área.
A atividade médica e a farmacêutica também eram bastante desenvolvidas, o que foi reconhecido até pelos colonizadores.
As peças teatrais, os poemas, as crônicas, as canções, tinham uma função literário-religiosa bem evidente.
Mas a arquitetura e a engenharia representam as áreas do conhecimento mais desenvolvidas pelos maias.
Seus grandes centros religiosos, as pirâmides, as cidades com edifícios de vários andares, os canais de irrigação e os reservatórios de água maravilham os conquistadores europeus.
CULTURA DOS ASTECAS
O maior destaque na cultura asteca ficava por conta da sua arquitetura, onde as imensas pirâmides se destacam e intrigam historiadores.
A pintura, que mostrava cenas históricas e mitológicas, também era bastante desenvolvida por esses povos. Além disso, existia as esculturas que contavam principalmente com símbolos religiosos.
Os Astecas tinham ainda técnicas avançadas na construção de rampas de transporte, palanques, represas e obras de irrigação.
Também possuíam domínio com a escrita pictórica. Essa, por sua vez, era feita por meio de figuras e desenhos de objetos. Por exemplo, uma pessoa falando era representada com tiras de papel saindo da sua boca.
Fora a escrita pictórica, os Astecas usavam também a escrita hieroglífica. Essa tinha como base sons e símbolos.
Os Astecas tinham ainda um conhecimento profundo sobre matemática, medicina e astronomia. Eles também elaboraram um calendário agrícola e solar, dividindo o ano em mais de 365 dias.
Os sacerdotes analisavam os astros e eram procurados para debater sobre os mais variados assuntos. O imperador, por exemplo, consultava os sacerdotes para falar sobre mudanças de tempo ou guerras.