1. Descreva a situação das populaçöes rurais no sertão nordestino?
2. Quem foi Antônio Conselheiro?
3. O que foram as feiras de trabalhadores?
4. Como era a vida em Canudos?
5. Por que o governo decidiu destruir Canudos?
6. Descreva a ação do governo contra Canudos.
4)R: A vida em Canudos, a comunidade liderada por Antônio Conselheiro era simples e dedicada à religiosidade, sendo que as pessoas organizavam o trabalho de modo a construir casas, poços para abriga novos moradores.
6)R:O governo acreditava que o objetivo da revolução era restaurar o regime imperial no Brasil,enviou então tropas do exército brasileiro para pôr fim no movimento.
Respostas
Resposta:
2. Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, que se autodenominava "o peregrino", foi um líder religioso brasileiro.
3. As feiras, criadas pelos mercadores, destacaram-se como importantes entrepostos comerciais e como centro do desenvolvimento urbano. ... As atividades comerciais desenvolvidas pelos mercadores eram realizadas quase sempre nas cercanias das cidades, muitas vezes nas beiras de estradas.
4. Para o governo era uma questão de honra militar e nacional aniquilar os “fanáticos”. Contudo essa expedição foi derrotada e Moreira César morto em combate. As sucessivas derrotas militares se explicavam pelo fato da grande maioria dos soldados desconhecerem a região da caatinga, tão familiar ao povo de Canudos.
6. O governo da Bahia organizou expedições militares para destruir Canudos. A primeira, comandada pelo tenente Manuel Pires Ferreira, foi composta por 120 homens e terminou sendo vencida pelos fieis de Antônio Conselheiro, que estavam sob o comando de Pajeú e João Abade.
2)R:foi o líder do movimento religioso que reuniu milhares de seguidores no arraial de Canudos. Esteve à frente da resistência na “Guerra de Canudos”, que ocorreu na Bahia entre 1896 e 1897, e registrada no livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha.