Respostas
Resposta:
A Guerra dos Canudos ocorreu entre os anos de 1896 e 1987, em arraial dos canudos, no sertão da Bahia. O local era liderado por Antônio Conselheiro.
O motivo da guerra foi que o governo da Bahia e o governo central queriam derrubar esse arraial. Sendo que as pessoas se mudavam para lá com uma expectativa de melhorar sua qualidade de vida.
Como consequência, o arraial foi destruído e vários camponeses de lá morreram durante o conflito.
A Guerra do Contestado ocorreu entre os anos de 1912 e 1916, na fronteira entre Santa Catarina e Paraná. Naquela época quem se sensibilizou pelos camponeses foi José Maria de Santo Agostinho, um monge.
O motivo da guerra foi uma disputa de territórios. A disputa foi pelo local da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul.
A empresa Brazil Railway Company precisava de mão de obra e levou bastante gente trabalhar nessa construção. O governo cedeu terras com aproximadamente 15 mil metros quadrados, entre essas terras haviam terras de camponeses (onde plantavam erva-mate e perceberam que podiam lucrar com isso) que acabaram trabalhando na construção.
Quando a estrada de ferro ficou pronta, os camponeses ficaram desempregados e sem suas terras.
Depois de quatro anos de guerra foi assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro.
Sinto muito, mas não enxerguei o último quadro da tabela.