Respostas
Resposta:
As máquinas substituem vários afazeres nossos, incluindo a fabricação de vários objetos e comidas do nosso cotidiano, dps que as máquinas foram levadas para as empresas, muitos ficaram sem emprego, e isso vem acontecendo até hoje.
Explicação:
Tenta incluir isso na resposta
Um relatório recém-publicado por um grupo de cientistas da Universidade de Stanford traçou um panorama detalhado do impacto da IA em nossas vidas em um futuro próximo. Os resultados do estudo mostram que, dentro de 14 anos (ou seja, em 2030), a IA será algo extremamente comum e incorporado à nossa vida cotidiana.
Entretanto, já é possível reconhecer alguns benefícios desse tipo de tecnologia nos dias de hoje. Quando se fala do campo do entretenimento, a presença da IA é bastante fácil de ser reconhecida. Games de futebol, em que cada jogador possui características muito específicas e extremamente semelhantes aos jogadores “reais”, são um bom exemplo.
Além disso, a inteligência artificial está presente até mesmo em detalhes que não costumamos perceber como sendo pertencentes a esse tipo de tecnologia — como máquinas fotográficas capazes de detectar o sorriso de quem está sendo focado e corretores ortográficos que identificam erros semânticos em frases e sugerem modificações.
No entanto, a IA vai além de apenas proporcionar boas experiências e momentos às pessoas. Como um exemplo mais “aplicado” e destinado à melhoria da qualidade de vida da população podemos citar o fato de que alguns bancos brasileiros já começam a instaurá-la com o objetivo de facilitar a vida de seus clientes.
Por meio da implantação do comando por voz em seus aplicativos para smartphones e tablets, será possível fazer qualquer tipo de transação financeira apenas “falando” com a ferramenta, sem a necessidade de senhas nem chave de segurança.
Isso porque a tecnologia de IA aplicada nesses sistemas é capaz de reconhecer a voz de cada cliente por meio da decodificação de padrões, descobrimento de hábitos e interpretação de comandos específicos. E o melhor: o sistema, denominado computação cognitiva, é absolutamente seguro e já utilizado por outras instituições financeiras ao redor do mundo.
A tecnologia de computação cognitiva está em plena ascensão e se baseia, principalmente, na capacidade de computadores ou máquinas de cruzar volumes imensos de dados e, por meio deles, gerar análises e respostas por conta própria. Em outras palavras, são dispositivos tecnológicos capazes de pensar e raciocinar.
Especialistas afirmam que a utilização cada vez maior da inteligência artificial no mercado financeiro trará muitas vantagens. Melhorias no atendimento e no relacionamento entre companhias e seus clientes, bem como a diminuição do tempo gasto por cliente em ser atendido e o aumento da eficiência operacional das empresas figuram entre as principais.
Contudo, engana-se quem pensa que os benefícios dessa tecnologia se restringem apenas a bancos e ao mercado corporativo. Até mesmo na área da saúde a IA já está sendo utilizada.
Ao relacionar e analisar o histórico de determinado paciente com sua lista de sintomas e toda a literatura médica disponível na internet sobre o assunto, ferramentas de inteligência artificial já presentes em alguns hospitais de ponta permitem que médicos possam diagnosticar doenças com um nível muito maior de precisão e rapidez.
Se já estamos nesse patamar, o que o futuro nos reserva? O mesmo estudo de Stanford citado acima prevê melhoras significativas em nossa economia e qualidade de vida graças ao desenvolvimento e expansão da IA em um futuro bem próximo.
Veículos inteligentes, máquinas robóticas especializadas na limpeza de ambientes, sistemas interativos de educação e ensino de idiomas, mídias de entretenimento mais envolventes e interativas e softwares capazes de analisar padrões criminosos e aumentar a segurança são apenas alguns dos tipos de IA que devem fazer parte de nossa vida em pouquíssimo tempo.
Apesar de gerar alguns tipos de controvérsias entre cientistas e especialistas no assunto — e da necessidade óbvia de esclarecer e discutir esse assunto com a população —, o objetivo de todas essas tecnologias é o aumento da qualidade de vida da raça humana como um todo.