Respostas
Resposta:
A cigarra e a formiga é uma fábula que narra a interação entre dois animais: formiga e cigarra, como dedutível pelo título. Vivendo num bosque, ambas dão às suas vidas o seguimento próprio de sua orientação animal. Enquanto a formiga diligentemente trabalha durante todo o dia, a cigarra canta divertidamente.
Assim, durante o verão, a cigarra questiona a formiga porque ela não cessa o trabalho para se divertir. Então a formiga lhe alerta dizendo que é preciso acumular provisões para a chegada do inverno. Porém, a cigarra não se convence dessa necessidade e continua a aproveitar a estação quente.
Eis que chega o inverno e a cigarra, como era de se esperar, sofre com frio e com a fome. Lembra-se então de pedir auxílio à formiga, pois esta tinha construído abrigo e acumulado alimentos. Entretanto, a formiga, em zombaria, dá a ela uma orientação. Quem havia cantado no verão deveria dançar no inverno.
As fábulas condensam em si uma infinidade de simbologias comportamentais que se adequam ao contexto humano. Elas tratam de virtudes, de vícios, e exploram lições que o reino animal, predominantemente, pode nos passar. Assim, é de analogias que a maioria delas se vale para nos causar uma impressão instrutiva.