explique o que ocasionou a chamada diáspora Judaica e em que circunstância o povo Judeu retornou Oriente Médio
Respostas
Resposta:
Já os estudos fundamentados na História Moderna asseguram que a diáspora judaica foi motivada por razões de confrontos territoriais e, consequentemente, pelas diferenças culturais
entre os hebreus e os povos inimigos.
A dispersão dos hebreus inicia-se a partir de dois momentos históricos. Em 586 a.C., ocorre a primeira deportação dos hebreus para a Babilônia. Em seguida, em 70 d.C., acontece a segunda deportação. Agora, para várias partes do mundo.
Em 14 de maio de 1948, iniciou-se no Oriente Médio discussões diplomáticas para a criação do Estado de Israel na Palestina. A população predominante da região era de origem árabe e a administração política e econômica estava nas mãos dos britânicos.
Mesmo com aprovação política da Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução 181, a ideia dos governantes judeus em dividir o território palestino em dois desagradou as autoridades e população árabe.
Desde então, a região da Palestina tem sido um campo de constantes batalhas e a saga da dispersão do povo hebreu está longe de se concretizar.