1. Um casal com um gene raro para uma doença que determina a morte dos embriões ainda no útero materno resolveu ir ao médico especializado em genética para avaliar a possibilidade de terem um filho e este permanecer vivo após o parto. Ao verificar o caso o médico entendeu que o gene responsável pela morte do embrião é dominante, sendo necessário apenas um alelo para determinar a morte prematura do portador. Esse médico está correto ou errado? Justifique sua resposta. Que fenômeno genético seria esse?
2. Um casal de albinos deseja saber a possibilidade de ter um filho albino. Sabendo que o fenômeno é desencadeado por alelos recessivos, descreva a possibilidade do casal ter um filho albino.
3. O que é a polialelia (alelos múltiplos)? Descreva um exemplo.
4. Um rapaz e uma moça planejam ter um filho e ambos possuem
sangue tipo A, porém ambos possuem pelo menos um de seus pais com tipo sanguíneo O. Qual a probabilidade do filho desse casal ter sangue também do tipo O ?.
5. A codominância é um fenômeno relativamente comum, alguns animais manchados por exemplo apresentam esse fenômeno genético, flores com mesclas de cores também, até o tipo sanguíneo humano AB é um fenômeno de codominância. Descreva como esse fenômeno se manifesta, elabore um quadrado de Punnet que exemplifica esse fenômeno genético.
Respostas
1) Neste caso, o médico possui a interpretação correta, pois se trata de uma herança genética por Dominância completa.
Na Dominância completa, os alelos dominantes costumam suprimir a ação do alelo que o acompanha, ou seja, eles expressam seus fenótipos independentemente do outro alelo presente no genótipo. Por exemplo, no caso das sementes de ervilha de Mendel, tanto os genótipos AA como Aa expressavam a condição de semente lisa.
2) A chance de um casal de albinos gerar um filho albino é de 100%.
Isso ocorre pois o albinismo se manifesta somente em dose dupla, já que o alelo que o expressa é recessivo. Portanto, se fizermos o quadro de punet veremos que só existe uma possibilidade de genótipo gerado:
a a
a aa aa
a aa aa
Todos os indivíduos são homozigotos recessivos, ou seja, expressam o albinismo.
3) A polialelia é uma condição genética onde há a presença de mais que duas formas de alelos.
Um exemplo disso é o sistema ABO que define o tipo sanguíneo das pessoas. Nesse caso, existem ao todo três alelos, o I, o I e o i. Os tipos sanguíneo são definidos de acordo com a combinação desses alelos, que podem ser:
- I I = Sangue tipo A
- I i = Sangue tipo A
- I I = Sangue tipo AB
- I I = Sangue tipo B
- I i = Sangue tipo B
- ii = Sangue tipo O
4) A chance desse casal gerar um filho com sangue tipo O é de 25%.
Como o homem e a mulher possuem sangue tipo A e um de seus pais tem sangue tipo O, significa dizer que eles herdaram pelo menos um alelo i. Ou seja, ambos são heterozigotos com genótipos do tipo I i. O cruzamento entre eles fica da seguinte maneira:
I i
I II Ii
i Ii ii
Portanto, apenas um de quatro possíveis genótipos expressam o sangue tipo O, indicando uma probabilidade de 25%.
5) O fenômeno da codominância ocorre quando ambos os alelos conseguem se expressar, não havendo dominância de um sobre o outro.
Um exemplo de codominância é o que ocorre com a pelagem de alguns bovinos, onde o cruzamento de um indivíduo branco e outro preto pode gerar bovinos com as duas cores mescladas. Veja que, diferentemente da dominância incompleta onde há um fenótipo intermediário como o cinza, nesse caso temos a expressão das duas condições simultaneamente.
O quadro de punet que exemplifica esse caso está representado abaixo:
- Boi branco = BB
- Vaca preta = VV
B B
V VB VB
V VB VB