• Matéria: Matemática
  • Autor: bisteka737
  • Perguntado 4 anos atrás

Nesse sentido, tente pesquisar na internet, livros, jornais o nome de
mulheres na matemática e suas devidas contribuições. Se possível, faça
uma reflexão com a abordagem da temática fazendo uma breve análise
comparativa do avanço do protagonismo feminino em diferentes setores.
ME AJUDEM

Respostas

respondido por: gabiadriele
2

Resposta:

• Hipátia de Alexandria: É a primeira matemática reconhecida pela história. Ela nasceu em 370 d. C. e entre suas contribuições para a ciência está nada menos do que a invenção do hidrômetro. Hipátia estudou em Atenas, na Grécia, e retornou à cidade egípcia onde nasceu para ser professora. Era conhecida por tratar todos os seus alunos igualmente. Escreveu manuscritos e comentários sobre trabalhos de matemáticos já consagrados, como de Apolônio, sendo responsável por deixar o trabalho do professor mais acessível.

• Katherine Johnson: A matemática afro-americana é uma das personagens retratadas no filme “Estrelas além do tempo”, que resgata a trajetória de cientistas negras que trabalharam na NASA durante a corrida espacial, na década de 1960. Naquela época, ainda não se usava computadores para fazer cálculos complexos, e foi Katherine a responsável pelas contas que garantiram a ida e a volta de astronautas ao espaço com segurança. Por ser mulher e negra, sofreu muito preconceito, mas seu pioneirismo na ciência espacial foi incontestável pelos trabalhos, pesquisas e artigos científicos que produziu.

• Maria Laura Mouzinho Leite Lopes: Primeira doutora em Matemática do Brasil, foi, também, a primeira mulher a se tornar Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, em 1951. Em sua carreira, a pernambucana atuou em instituições de prestígio como a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), onde foi a primeira mulher a ministrar aulas de geometria no curso de engenharia. Participou da criação do CNPq e do IMPA.

• Maryam Mirzakhani: A iraniana foi a primeira mulher a receber a Medalha Fields, em 2014. Ph.D. em Matemática pela Universidade de Harvard, deu aulas na Universidade de Princeton e na Universidade de Stanford. Entre suas áreas de pesquisa estava a geometria algébrica, geometria diferencial, sistemas dinâmicos, probabilidade e topologia de baixa dimensão.

• Jo Boaler: A professora de educação matemática de Stanford, criadora do Mentalidades Matemáticas e co-fundadora do Youcubed vem revolucionando a maneira de ensinar a matéria dos números. Autora de diversos livros, se baseia em pesquisas da neurociência para derrubar mitos sobre a disciplina, como a crença de que há pessoas boas e ruins nela. Para Jo, todos podem aprender em altos níveis. Por isso sua abordagem de ensino usa métodos ainda pouco explorados nas aulas de matemática, como recursos visuais. E seu programa tem dado resultados: no Brasil, alunos que experimentaram o Mentalidades

Explicação passo a passo:

Disponível no site: "Mentalidades Matemáticas".

Perguntas similares