Respostas
RESPOSTA:O Egito acabou dominando a Núbia outra vez. No século XV a.C., o faraó (rei egípcio) Tutmés I dividiu a Núbia em duas partes. A parte norte tornou-se Wawat, e a parte sul, Kush.
O Reino de Cuxe, também conhecido como Antiga Núbia, foi um reino africano da Antiguidade. Existiu, aproximadamente, entre 2.000 a.C. e 350 d.C. Teve início na região sudeste do continente africano, mais especificamente nos planaltos da Núbia (atual Sudão). A capital do reino ficava na cidade de Napata.
No final do século V d.C., havia três reinos cristãos na Núbia: Nobatia, Macuria e Alodia (também conhecida como Álua). Árabes muçulmanos dominaram o Egito no século VII d.C., mas só conquistaram os reinos núbios séculos mais tarde. O reino de Alodia só caiu por volta do ano 1500.
O Egito governou a Núbia por milhares de anos. A partir do século VIII a.C., porém, o reino núbio de Kush (ou Cuche) governou o Egito por um período breve. A região ocupada pela Núbia corresponde atualmente aos países Egito e Sudão. ... Pouco depois do ano 3000 a.C., o Egito dominou a Núbia.