• Matéria: Sociologia
  • Autor: Yoshioko
  • Perguntado 4 anos atrás

O que é a mais valia?

A mais valia representa a diferença entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado. Marx percebe que há uma disparidade entre o valor produzido pelo trabalhador e a remuneração que ele recebe. Vejamos um exemplo de como isso acontece: Em 1 dia de trabalho um trabalhador da indústria têxtil produz o valor equivalente a 15 peças de roupa (300 reais, por exemplo).

⇒ Problema 1: Se o trabalhador produz em 1 dia 15 peças de roupa, quantas peças ele produz em um mês (24 dias, não contando os domingos)?

⇒ Problema 2: Se 15 peças de roupa somam 300 reais, quanto vale cada peça de roupa?

⇒ Problema 3: Tendo o número de peças de roupa produzidos em 24 dias, tendo também o valor de cada peça de roupa, quanto de valor em reais são gerados com o total de peças produzidas nesses 24 dias?

O trabalho realizado durante os dias pelos quais o trabalhador efetivamente é remunerado, é chamado por Marx de trabalho necessário, pois é o tempo de trabalho que proporciona a ele as condições para sua subsistência (seu salário). Os outros dias de trabalho, cujo valor é apropriado pelo capitalista, é denominado trabalho excedente. A mais valia, por sua vez, é o valor gerado pelo trabalho excedente. No entanto, o salário que este trabalhador recebe é de R$ 1.100,00 reais (O valor do salário mínimo no Brasil). Isso significa que durante muitos dias de trabalho ele produz um valor que fica inteiramente com o capitalista (patrão). Pegando o valor total em reais de produzidos em um mês (24 dias) e subtraindo R$ 1.100,00 reais que é seu salário.

⇒ Problema 4: Quantos reais o trabalhador produziu em trabalho excedente que foi apropriado pelo capitalista (patrão)?

Respostas

respondido por: escorcioaida
0

Resposta:

A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.

Perguntas similares