alguém me passa um texto pequeno sobre discriminação por crença e discriminação por idade Por favor
Respostas
Resposta:
Este tipo de discriminação surge quando a idade é usada para categorizar e dividir as pessoas de maneiras que podem causar danos, desvantagens e injustiças. Pode assumir várias formas, incluindo atitudes preconceituosas, atos discriminatórios e políticas e práticas institucionais que perpetuam crenças estereotipadas.
Explicação:
espero ter ajudado você bons estudos
Resposta:
FUNDO COVID-19—DOE AGORA!
Início Discriminação por idade é um desafio global, afirma relatório da Organização das Nações Unidas
ageism
Discriminação por idade é um desafio global, afirma relatório da Organização das Nações Unidas
18 mar 2021
A discriminação por idade leva a uma saúde mais precária, isolamento social, mortes prematuras e custa bilhões às economias. O relatório pede uma ação rápida para implementar estratégias contra esse tipo de discriminação
Genebra, 18 de março de 2021 (OMS) – Estima-se que uma em cada duas pessoas no mundo tenha atitudes discriminatórias que pioram a saúde física e mental de pessoas idosas e reduzem sua qualidade de vida. Isso custa às sociedades bilhões de dólares a cada ano, revela um novo relatório publicado pela Organização das Nações Unidas sobre discriminação por idade.
O relatório divulgado nesta quinta-feira (18) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) faz um chamado urgente à ação para combater a discriminação por idade e melhorar a mensuração e os relatórios para expô-la como ela realmente é: um flagelo insidioso na sociedade.
A resposta para controlar a pandemia de COVID-19 revelou o quão generalizada é a discriminação por idade - pessoas mais jovens e idosas foram estereotipadas no discurso público e nas redes sociais. Em alguns contextos, a idade tem sido usada como o único critério para acesso a cuidados médicos, terapias que salvam vidas e para isolamento físico.
“Enquanto os países buscam se recuperar e se reconstruir da pandemia, não podemos permitir que estereótipos, preconceitos e discriminação baseados na idade limitem as oportunidades de garantir a saúde, o bem-estar e a dignidade das pessoas em todos os lugares”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Este relatório descreve a natureza e a escala do problema, mas também oferece soluções na forma de intervenções baseadas em evidências para acabar com a discriminação por idade em todos os estágios.”
O Brasil é, ao menos teoricamente e do ponto de vista jurídico, um país laico. Nós respeitamos, enquanto Estado Nacional, as predisposições estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos. O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 também assegura a igualdade religiosa e reforça a laicidade do Estado brasileiro.
Para além da garantia constitucional e do pacto estabelecido pela ONU por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, existe a Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, que em seu primeiro artigo prevê a punição para crimes motivados por discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Quem praticar, induzir ou incitar a discriminação por conta dos motivos citados pode ser punido com um a três anos de reclusão e aplicação de multa. Apesar da clara ofensiva de punição garantida pela lei 9.459/97, não há uma lei específica para tratar somente dos casos de intolerância religiosa.
Explicação:
espero ter te ajudado.