Leia o trecho do texto a seguir:
“Antes do início da missa, Carlos Magno dirigiu-se à tumba de São Pedro [...]. Ajoelhou-se e começou a rezar. O Sumo Pontífice aproximou-se dele, trazendo nas mãos um diadema de ouro. E então, para surpresa de muitos, Leão III coroou o rei franco como imperador do Sacro Império Romano, investindo-o da suprema autoridade temporal sobre os povos cristãos do Ocidente. [...]
GARCÍA-ZIEMSEN, Ramón. 800: Coroação de Carlos Magno. DW. Disponível em <800: Coroação de Carlos Magno | Fatos que marcaram o dia | DW | 25.12.2018> Acesso em: 26. Abr. 2021.
1. Sobre o significado da coroação de Carlos Magno no Natal de 800 infere-se que: *
a) representou a supremacia do império sobre a Igreja Católica Romana. A partir daquela data ele seria imperador de todos os cristãos que deveriam adorá-lo como um deus vivo.
b) representou o fortalecimento da aliança entre Estado e Igreja. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador pretendiam dar unidade à Europa cristã.
c) Estabeleceu que todos os papas, dali em diante, seriam escolhidos pelo Império Carolíngio e de que a Igreja deveria se submeter ao império.
d) Contribuiu para o fortalecimento das monarquias medievais ao determinar que todos os reis da Europa deveriam receber a coroa somente pelas mãos do Papa.
2. Durante a expansão militar que liderou, Carlos Magno adotou um antigo costume germânico de doar terras e privilégios aos nobres que o serviam e lutavam com ele. Em troca dos bens recebidos, esses nobres se tornavam seus vassalos, isto é, se ligavam a ele por laços de dependência e fidelidade. Esta relação entre nobres recebe o nome de vassalagem. Para administrar seu imenso império, Carlos Magno dividiu-o em províncias e entregou sua administração a homens de sua confiança. Sobre essa divisão é correto afirmar: *
a) Os duques eram os mais próximos do rei e os que recebiam as maiores porções, os marqueses administravam as marcas (territórios situados nas fronteiras do Império) e os condes administravam territórios menores.
b) Os territórios eram distribuídos entre ducados, condados e marcas. Era porções iguais de território e todas administradas por senhores feudais que tinham participado da guerra junto a Carlos Magno.
c) Os ducados era o equivalente a um feudo e situados no interior do Império Carolíngio. Já as marcas e condados estavam localizados em terras estrangeiras, fora do Império.
d) Duques, condes e marqueses eram títulos nobiliárquicos (de nobreza) que poderiam ser recebidos pela compra, empréstimos de dinheiro, doação ou por meio de honra militar negociada entre vassalos e suseranos.
Respostas
respondido por:
10
Resposta: 1 b) representou o fortalecimento da aliança entre Estado e Igreja. Com isso, o chefe da Igreja e o imperador pretendiam dar unidade à Europa cristã.
2 a) Os duques eram os mais próximos do rei e os que recebiam as maiores porções, os marqueses administravam as marcas (territórios situados nas fronteiras do Império) e os condes administravam territórios menores.
respondido por:
24
Resposta: para quem quiser as respostas do dia 17/06/21
Biologia 1B 2D
História 1B 2 A
Geografia 1 A 2 C
Ed. Física 1 D2 B
Ed. Financeira 1 C 2 D
Explicação: abraços fiquem com Deus e se cuidem,bons estudos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
Biologia 1B 2D
História 1B 2 A
Geografia 1 A 2 C
Ed. Física 1 D2 B
Ed. Financeira 1 C 2 D