A escravidão está associada às diversas formas de exploração e de violência contra a população escrava. Essa situação, embora característica dos regimes escravocratas, registra inúmeros momentos de rebeldia. Em suas manifestações e ações cotidianas, homens e mulheres escravizados reagiram a esta condição, proporcionando formas de resistência que resultaram em processos sociais e políticos que, a médio e longo prazos, influíram na superação dessa modalidade de trabalho. Ao analisar as alternativas abaixo, qual delas se apresenta incorreta em relação ao que o enunciado expõe.
A) A disseminação do ideário iluminista teve grande importância para que a escravidão fosse abolida e o trabalho livre adotado em terras brasileiras.
B) A ação dos bandeirantes, no Período Colonial, por meio do Sertanismo de Contrato era uma forma de manutenção do sistema escravocrata, visto que, interiorizaram o território brasileiro para destruir quilombos.
C) vários intelectuais influenciados pelo iluminismo apontavam que a escravidão era uma prática atrasada e que poderia vir a determinar o fracasso social e econômico da nação.
D) A manutenção do trabalho escravo tornava-se em um meta cada vez mais fundamental para que o país viesse a ser moderno e desenvolvido.
E) Os combates às fugas e revoltas das pessoas que estavam submetidas à escravidão eram constantes e indicavam as tensões geradas no interior de um sistema construído a partir da exploração e da desigualdade.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
B
Na minha prova eu acertei
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás