Leia o texto.
A sorte, assim, quis que esta guerra, para a Alemanha, por um lado tivesse começado cedo demais e, por outro, um pouco tarde demais. Militarmente falando, nosso interesse teria sido o de iniciá-la em 1938, em lugar de deixar que ela se impusesse a mim em 1939. Mas que podia fazer? Afinal, os ingleses e os franceses não aceitaram minhas condições em Munique?
O drama do alemão é o de nunca ter tempo sufi ciente para o que se pretende. E se o tempo é escasso para nós, isso se deve antes de tudo ao espaço que nos falta. Os soviéticos, com suas planícies imensas, podem se dar ao luxo de não se apressar.
O tempo trabalha a favor deles. Mas trabalha contra nós. Outra fatalidade determina que eu sirva a um povo que tem um passado trágico, um povo – o alemão é inconstante, instável, que passa, segundo as circunstâncias, de um extremo a outro com uma facilidade surpreendente […]. Quando eu analiso friamente os fatos e me despojo de todo o sentimentalismo, acabo por convir que a minha amizade inalterável pela Itália e o duce deve ser incluída no rol dos meus erros. E se pode dizer, com efeito, que a aliança com os italianos foi mais útil a nossos inimigos que a nós mesmos. Na verdade, ela terá contribuído grandemente, sem dúvida, para a nossa derrota […].
Trecho do testamento político de Adolf Hitler, fevereiro de 1945.
a) Por que razão Hitler teria preferido iniciar a guerra em 1938?
b) Qual o erro que o fuhrer alemão admite na condução da guerra e por qual razão seria um erro?
c) Como Hitler avalia o peso da resistência soviética na derrota alemã?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Bom dia!
Explicação:
B) O segundo grande erro de Hitler foi declarar guerra aos Estados Unidos. Em vez disso e sem qualquer necessidade, o Führer declarou guerra aos Estados Unidos”.
C)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás