Grandes navegações portuguesas
Quando o assunto são as Grandes Navegações, o pioneirismo português sempre se destaca. Foi a partir do exemplo dado por Portugal que outros países da Europa, como Espanha e França, lançaram-se à navegação e exploração do Oceano Atlântico. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada.
Na época, Portugal reunia condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas que tornaram possível seu papel pioneiro. O resultado disso foi a “descoberta” de diversos locais desconhecidos pelos europeus, além da abertura de novas rotas e o surgimento de novas possibilidades de comércio.
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal:
• Monarquia consolidada;
•Território unificado;
• Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico;
• Interesse da sociedade na expansão do comércio;
• Investimentos estrangeiros no comércio;
• Posição geográfica.
Sobre o mapa e o texto julgue os itens em V (verdadeiro) ou F (falso):
a) ( ) Segundo o texto Portugal foi o pioneiro, isto é, o primeiro a se lançar às navegações marítimas explorando o Oceano Atlântico.
b) ( ) Uma das consequências da expansão marítima iniciada por Portugal foi a descoberta de terras desconhecidas pelos europeus.
c) ( ) Sem o investimento dado ao conhecimento náutico, como uso de mapas, técnicas de navegação e instrumentos como o astrolábio não seria possível a Portugal explorar o Oceano Atlântico.
d) ( ) A posição geográfica de Portugal, voltada para o Oceano Atlântico, em nada colaborou para que fosse o pioneiro nas Grandes Navegações.
e) ( ) Pedro Álvares Cabral foi o responsável pela expedição que levou à “descoberta” do Brasil.
Anexos:
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
vvffv
Explicação:
pelo meu conhecimento essa é a resposta
rian464567:
tudo bem.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás