10.(FUVEST 2010) Leia o trecho a seguir: Inimigo da riqueza e do trabalho, amigo das festas, da música, do corpo das cabrochas. Malandro. Armador de fuzuês. Jogador de capoeira navalhista, ladrão quando se fizer preciso.(Jorge Amado, Capitães de areia)O tipo cujo perfil se traça, em linhas gerais, neste excerto, aparece em romances como Memórias de um sargento de milícias, O cortiço, além de Capitães de areia. Essa recorrência indica que: *
a) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.
b) o atraso relativo das regiões Norte e Nordeste atraiu para elas a migração de tipos sociais que o progresso expulsara do Sul/Sudeste.
c) os romancistas brasileiros, embora críticos da sociedade, militaram com patriotismo na defesa de nossas personagens mais típicas e mais queridas.
d) certas ideologias exóticas influenciaram negativamente os romancistas brasileiros, fazendo-os representar, em suas obras, tipos sociais já extintos quando elas foram escritas.
e) a criança abandonada, personagem central dos três livros, torna-se, na idade adulta, um elemento nocivo à sociedade dos homens de bem.
Respostas
Resposta:
A) certas estruturas e tipos sociais originários do período colonial foram repostos durante muito tempo, nos processos de transformação da sociedade brasileira.
Explicação:
Mudando de acordo com os tempos em que vivem, os tipos nacionais, originados na época colonial, persistem e são retratados em diferentes momentos da literatura brasileira; logo, a alternativa A é a correta. Os tipos citados existiam em todas as regiões do país, não se tratando de questões migratórias; logo, a alternativa B está errada. Também não existe uma defesa patriótica na forma como esses tipos são tratados, portanto a alternativa C não se aplica a esse item. A alternativa D é incorreta porque, como é dito no texto, tais tipos não foram extintos, mas permaneceram ao longo dos tempos. Por fim, Leonardo Pataca, de Memórias de um sargento de milícias, não é órfão, o que torna a alternativa E incorreta.