Respostas
Resposta:A instalação de arte foi assim denominada na década de 1960. Desde o seu surgimento, existe um esforço no sentido de definir seus limites e diferenciá-la de outras manifestações, como a arte ambiental, a land art, a assemblage e outros trabalhos.
Por vezes é uma expressão dúbia que pode conectar-se com outras vertentes artísticas, sendo portanto uma linguagem híbrida.
Podemos relacionar a origem das instalações com os trabalhos intitulados Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887-1948) e obras de Marcel Duchamp (1887-1968), sobretudo duas que ele cria para exposições realizadas em Nova York de 1938 e 1942.
Em uma delas, Duchamp - considerado o "pai do dadaísmo" - dispõe sacos de carvão em um lugar normalmente não utilizado nas galerias: o teto. Assim, o público é obrigado é mudar a perspectiva de observação, o que causa estranhamento.
Na outra, Milhas de Barbantes, o artista insere barbantes no ambiente de museu, delimitando o espaço.
milhas de barbante instalação Duchamp
Milhas de Barbantes, produzida em 1942 por Marcel Duchamp
Anos antes, ainda em 1926, Piet Mondrian (1872-1944) desenha um projeto artístico para o Salão de Madame B, na Alemanha.
A ideia era de revestir as paredes de um cômodo com as cores representativas do artista, traçando assim uma relação espacial com o universo cromático. O projeto foi executado em 1970.
A arte minimalista e a arte povera também propuseram trabalhos que se relacionam com o conceito de instalação, como esculturas de grandes proporções.
Explicação:CONFIA