“‘Ser ou não índio’ não diz respeito à identificação biológica [raça] e muito menos jurídica [leis], mas a um autorreconhecimento da identidade étnica, que não é natural, e sim construída nos processos de sociabilidades [interações sociais cotidianas] ligados tanto às culturas indígenas como às estratégias sociais e políticas em contextos urbanos.” (BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento à violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Manaus: EDUA, 2015, p.31.). Considerando o enunciado acima, assinale a opção que corresponde à CORRETA definição da identidade étnica e social dos indígenas no Brasil: *
a)Índios estão em extinção no Brasil, porque sua grande maioria não habita mais as florestas nem vive isolada da dinâmica da vida moderna: por esta razão, ao absorver valores da cidade, deixam de ser índios.
b)O texto nos convida a pensar em novos instrumentos capazes de romper, simultaneamente, com o conhecimento que leva a ver simplesmente a ideia do ser índio associada à população rural e à natureza.
c)O poder de definir quem é índio ou não índio é do Estado e de suas instituições que atuam junto às áreas onde habitavam os índios, cuja identidade é possível afirmar a partir de critérios jurídicos do Estado.
d)No Brasil, os critérios definidores da identidade indígena estão vinculados à perspectiva biológica que sobrepõe aos demais fatores identitários, tais como os aspectos políticos e culturais de pertencimento identitário.
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Podemos entender com o texto que é necessário ressignificar aquela ideia de que para ser índio é necessário estar na natureza, sem roupas e vivendo em ocas, então, a alternativa que se encontra correta é a letra B.
Desse modo, podemos afirmar que indígena é toda aquela pessoa que se autodomina assim e que tem raízes indígenas na família, mas eles não precisam estar exercendo todas suas tradições para ser considerado índio.
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