• Matéria: História
  • Autor: twiskw
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto e responda à questão. A Revolução Industrial do século XVIII na Inglaterra deu uma nova importância ao controle das horas. As relações de produção passaram a se fazer de maneira mais sistematizada, com a reunião dos operários dentro de fábricas. A vida nas fábricas era regida pela disciplina dos ponteiros do relógio, a começar pelo relógio de ponto, cujos primeiros modelos são dessa época. "O relógio é a máquina vital da era industrial moderna, e não a máquina a vapor", afirma Lewis Mumford. Entre as transformações nas relações de trabalho decorrentes da Revolução Industrial esteve
A) a diminuição das cobranças ligadas à disciplina dos operários.
B) uma política governamental para que fosse respeitado o ritmo de trabalho dos operários. C) o maior controle do tempo e do ritmo do trabalho dos operários.
D) a irrelevância do relógio de ponto nas fábricas.​

Respostas

respondido por: yellowisart
2

Resposta:

C

Explicação:

Isso porque a revolução industrial é conhecida por seus ritmos implementados de trabalho que fossem rígidos e constantes, levando seus trabalhadores a quase exaustão. O sistema artesanal e familiar anterior não lidava com prazos nem vendas em escalas absurdas, logo, o tempo utilizado era muito mais amplo. Com cargas horárias definidas os burgueses poderiam explorar de seus trabalhadores por mais tempo e configurar a medida de tempo que gastam para produzir algo. Com isso, o texto faz essa analogia de que o verdadeiro impacto da revolução foi esse controle que os grandes produtores tinham sobre a prole.

Perguntas similares
7 anos atrás