5) "Dilema racial: a integração do negro no Brasil[...] Ainda aqui,observamos como o cruel dilema, que perseguiu incessantemente o liberto, também operou contra o “negro livre”. Integrar-se à vida social significava, para o negro e para o mulato, aceitar passivamente as regras do jogo, estabelecidas pelo e para o “branco”. O que equivalia a admitir e reconhecer sua condição submissa, dependente e de“gentinha”. A outra saída consistia em romper pela abstenção – isolar-sedo convívio com o branco e quebrar o maior número possível de ligações com o seu mundo social, constituído pela própria sociedadeinclusiva."; FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008. v. 1, p. 346. O que o texto deFlorestan Fernandes procura evidenciar? * a)Revela o racismo velado existente na sociedade brasileira, evidenciado nas relações desiguais entre negros e brancos.
b)Revela que o racismo é um fenômeno que não existe no Brasil, pois vivemos a mais absoluta "Democracia Racial"; do mundo, como sabiamente defendeu Gilberto Freire.
c) Revela que o racismo no Brasil é "circunstancial", ou seja, há casos isolados. Inexiste racismo "estrutural" no Brasil.
d) Revela que o racismo não existe no Brasil, mas existe em outros países
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra e a C porque fala de racismo
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás