• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 4 anos atrás

Em um texto em 15 linhas para escrever sobre covid 19​


fransiacamaria605: oi
marialucia841: oi

Respostas

respondido por: andreslainenasciment
3

Resposta:

COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.

Responsável por causar febre, dificuldade respiratória e tosse, essa infecção assemelha-se a uma gripe. Entretanto, a COVID-19 pode levar a complicações sérias e até mesmo à morte, devendo ser, portanto, encarada como um grave problema de saúde pública. A transmissão da COVID-19 ocorre de uma pessoa para outra por meio do contato com gotículas respiratórias. Assim sendo, uma das medidas para se prevenir é evitar locais com aglomerações de pessoas.

ATENÇÃO: A COVID-19 é uma doença nova e muitos estudos estão sendo feitos a respeito dessa infecção. Assim sendo, novas informações podem ser adicionadas a este texto na medida em que as pesquisas sobre o tema avançarem.

Leia também: Diferença entre COVID-19, gripe e resfriado

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família do coronavírus, o SARS-CoV-2. Esse vírus, assim como outros dessa família, é capaz de provocar infecções que afetam o sistema respiratório. Desse modo, ela pode facilmente ser confundida com uma gripe ou resfriado.

A COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos coronavírus.

Os primeiros casos da doença ficaram conhecidos no final de 2019, quando a Organização Mundial da Saúde foi comunicada sobre vários casos de pneumonia, sem causa definida, ocorrendo na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No dia 7 de janeiro de 2020, as autoridades identificaram o agente causador da doença.

Rapidamente a COVID-19 espalhou-se por vários locais do planeta, levando a Organização Mundial de Saúde a classificar a doença como uma pandemia. Até às 10:34 h do dia 25 de fevereiro de 2021, haviam 111.999.954 casos confirmados de COVID-19, incluindo 2.486.679 mortes, e notificados à OMS.

Leia também: Coronavírus, a família de vírus do SARS-CoV-2

Para ver o infográfico completo, clique aqui.

Quais os sintomas da COVID-19?

Como a COVID-19 é uma doença que afeta o sistema respiratório, seus sintomas estão, principalmente, relacionados a esse sistema, o que a torna semelhante, muitas vezes, a uma gripe ou resfriado. Entre os sintomas mais frequentes, estão a febre, tosse seca e cansaço. Contudo, outros sintomas podem ser observados, como coriza, dor de garganta, perda ou redução do olfato e paladar, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos e diarreia.

Vale salientar que algumas pessoas podem ser assintomáticas, ou seja, estarem infectadas, mas não desenvolverem sintomas. Outras, no entanto, podem ter a doença de maneira grave. Essa última situação ocorre, principalmente, em pessoas idosas e naquelas que possuem outros problemas de saúde, como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes. Estima-se que cerca de 20% dos casos de COVID-19 necessitem de atendimento hospitalar devido à dificuldade respiratória, deles, cerca de 5% necessitam de suporte ventilatório.

Os principais sintomas da COVID-19 são febre, dificuldade respiratória e tosse.

Como é a transmissão da COVID-19?

A COVID-19 pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias eliminadas pelo doente ao espirrar ou tossir. Essas gotículas podem também contaminar superfícies, assim, uma pessoa pode adquirir a infecção ao tocar nessas superfícies contaminadas, pois corre o risco de transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. É por isso que devemos manter uma distância de, pelo menos, 2 metros de outras pessoas e não tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos sem que elas tenham recebido a devida higienização.

Vale salientar que não se sabe ao certo quanto tempo o vírus sobrevive em uma superfície, no entanto, o SARS-CoV-2 parece se comportar como outros coronavírus. Isso significa que ele pode permanecer vários dias sobre superfícies, sendo esse tempo variável a depender das características do ambiente e da superfície em que ele se encontra. Sendo assim, é importante higienizar lugares e objetos que são tocados com frequência, tais como maçanetas, celulares, brinquedos e computadores.

Leia também: O que é quarentena?

Como é feito o diagnóstico da COVID-19?

A COVID-19 é diagnosticada por meio da análise dos sintomas do paciente bem como pela realização de exames laboratoriais e de imagem. A doença é suspeitada quando o indivíduo apresenta associação de sintomas como febre, sintomas respiratórios (como tosse e dificuldade respiratória), perda ou diminuição do olfato ou do paladar, diarreia, náusea e vômitos.

O paciente suspeito de COVID-19 deverá realizar exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico. Entre os exames que podem ser solicitados, estão o de biologia molecular (PCR) e o imunológico, que detecta a presença de anticorpos nas amostras de sangue.


Anônimo: sorte q nn mostrei minha foto senao essas carniça ia vim pr meu lado '-'
princesaapaixonada10: eitah
Anônimo: '-' nem vem so feio confia
Anônimo: eu ja mostrei minha foto uma vez, dai ganhei 50 seguidores num dia
Anônimo: '-' e as mina nn parava de me encomodar
Anônimo: parecia carniça
princesaapaixonada10: ah
marialucia841: oi
marialucia841: bom dia
Anônimo: bom dia
respondido por: eleven17
1

Resposta:

Além dos sinais de febre, tosse seca, perda do paladar e olfato, pesquisadores acrescentaram a fadiga, dor muscular ou corporal, dor de cabeça, dor de garganta, nariz congestionado, náusea ou vômito e diarreia como outros sintomas causados pela covid-19.

Descreve uma situação em que uma doença infecciosa ameaça simultaneamente muitas pessoas pelo mundo. Não tem ligação com a gravidade da doença, mas pela abrangência geográfica.


fransiacamaria605: Bom diaaa
marialucia841: bom dia
Perguntas similares