no final do século XVIII. Podemos afirmar que uma das principais características da industrialização do Brasil é
Respostas
Resposta:
A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força. Desde então, a participação do capital privado nacional e internacional e também a ação do Estado têm sido importantes para o desenvolvimento e crescimento desse setor do Brasil, que representa hoje cerca de um quinto do PIB nacional.
Resumo sobre industrialização do Brasil
A industrialização brasileira pode ser caracterizada como um processo tardio, que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX, impulsionado pelo capital oriundo da cafeicultura.
Esse processo se divide em quatro diferentes fases.
Primeira fase: de 1500 a 1808, quando os engenhos de açúcar eram predominantes.
Segunda fase: de 1808 a 1929, quando as primeiras manufaturas foram abertas no país.
Terceira fase: de 1930 a 1955, compreende o período da substituição das importações e da maior diversificação do parque industrial brasileiro, com a criação de importantes indústrias de base e do maior investimento em infraestrutura.
Quarta fase: teve início em 1956 e é marcada pelo maior ingresso do capital estrangeiro no país, com a internacionalização da economia e a indústria brasileira ganhando força a partir do final do século XX.
As indústrias de transformação respondem por mais de metade do PIB industrial do Brasil.
O que caracteriza a industrialização brasileira hoje é o processo de desconcentração espacial da indústria e de desindustrialização.
Explicação:
ESPERO Q AJUDE