a) Qual o assunto tratado nos textos? b) As imagens acima são de uma urna da cultura marajoara e o busto da Deusa egípcia Nefertiti . Em que locais esses objetos estão expostos? c) Quais as críticas apresentadas pelos textos em relação aos patrimônios de determinadas culturas estarem em outros países? Explique o que isso significa para a preservação da memória dos povos. d) Pesquise quais as razões históricas (políticas, econômicas e culturais) propiciaram a saída de bens culturais das civilizações que os produziram? e) Você concorda com a restituição dos patrimônios aos seus locais de origem? Justifique. f) Pesquise sobre ações de preservação do patrimônio em locais de conflitos bélicos mais recen- tes, como o caso do Iraque ou da Síria. Quais são os esforços realizados pelas nações ou órgãos como a UNESCO para evitar a destruição?
Respostas
Resposta:
A UNESCO em parceria com diversos países propôs várias leis para que patrimônios culturais sejam respeitados e preservados em tempos de guerra e paz, criando centros de abrigos destinados a proteger bens culturais móveis em caso de conflito armado, de centros que contenham monumentos e outros bens culturais imóveis de grande importância.
Explicação:
Os textos abordam a exposição de itens indígenas em museus europeus e da América do Norte, apesar de serem itens importantes para a cultura de povos latinos e da antiguidade como egípcios e gregos.
Patrimônio Cultural e Histórico
a) Os textos abordam a expatriação do patrimônio cultural e histórico de povos indígenas e da antiguidade pelos colonos europeus.
b) A urna funerária Marajoara, está exposta no Museu Americano de História Natural em Manhattan, Nova York, Estados Unidos. O busto de Nefertiti está exposta no Museu Neues, na cidade de Berlim, Alemanha.
c) Muitos dos itens expostos em outros países foram usurpados durante o processo de colonização e a maioria destes itens estão completamente inacessíveis para os povos indígenas. Estes itens são importantes para a preservação da cultura destes povos.
d) As principais razões históricas, econômicas e sociais que estão associadas com o processo de saída dos bens culturais é a globalização contemporânea.
e) É importante considerar que estes itens são essenciais para a preservação da cultura dos povos indígenas.
f) A UNESCO propõem leis para proteger patrimônios históricos e culturais de países em conflito, como Síria e Iraque. A instituição em parceria com diversos países, busca manter o respeito e a preservação destes patrimônios ao longo do tempo, abrigando bens e protegendo patrimônios de grande importância.
Entenda mais sobre patrimônio cultural aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9497829
#SPJ2