um intervalo melodico é: formado por notas simultâneas Formado por notas sucessivas Não e formado por notas sucessivas Não e formado por notas sucessivas nem por notas simultâneas
PLZ ME RESPONDAM :(((((
Respostas
Resposta:O intervalo é a diferença de altura entre dois sons. O intervalo pode ser melódico, ou seja, formado por notas sucessivas (uma após a outra), e harmônico, formado por notas simultâneas (soando ao mesmo tempo).
No caso de intervalos melódicos, também encontramos a diferença de intervalos ascendentes (quando a primeira nota dos dois sons é a mais grave) ou descendentes (quando a primeira nota dos dois sons é a mais aguda).
O intervalo também pode ser conjunto (formado por notas consecutivas, uma nota e sua vizinha) ou disjunto (formado por notas não consecutivas, com distância de uma nota ou mais entre elas).
Intervalo conjunto:
Intervalo disjunto:
Como você pode perceber, as notas pequenas pretas representam as notas que separam esse intervalo, o que o torna disjunto.
Além disso, pode ser simples (quando a distância entre as duas notas não ultrapassa uma oitava) ou composto (quando a distância entre as duas notas ultrapassa uma oitava).
Intervalo melódico simples:
Intervalos harmônicos compostos:
Então, temos 4 análises a serem feitas do intervalo: se ele é melódico ou harmônico (notas sucessivas ou consecutivas); ascendentes ou descendentes (determinado pela altura da primeira nota, se estiver subindo é ascendente, se estiver descendo é descendente), lembrando que só serve esta análise para intervalos melódicos; se é conjunto ou disjunto (formado por notas consecutivas ou não consecutivas); e se ele é simples ou composto (formado por notas dentro de uma oitava ou além de uma oitava).
Exemplos:
O intervalo abaixo é melódico, ascendente, disjunto e simples.
O intervalo abaixo é harmônico, disjunto e simples.