• Matéria: História
  • Autor: gustavorocha672
  • Perguntado 4 anos atrás

“A política de ‘punição, pagamento e prevenção’ adotada pela Entente rasgou a já aberta ferida na alma nacional alemã, causada pela derrota militar e pela turbulência política interna decorrente da queda do Segundo Reich. Em face da possibilidade de uma revolução operária mal conduzida e tendo que lidar com uma traumática sucessão de crise-recuperação-crise em pouco mais de uma década, a atordoada população alemã foi levada a acreditar que o socialismo nacionalista seria a solução para as dificuldades do país.”
MAGNOLI, Demétrio e BARBOSA, Elaine Senise. Liberdade versus igualdade – Vol. I. O mundo em desordem. (1914-1945). Rio de Janeiro: Record, 2011.
Observe o quadro abaixo:

1. Após ler o texto e verificando os resultados eleitorais dos Nazistas podemos concluir que:
a) Durante todo o processo eleitoral parlamentar da Alemanha podemos observar um crescimento constante dos partidos socialistas e comunistas ligas a internacional comunista e ao regimente político em vigor na União Soviética.
b) Observando os resultados eleitorais não podemos perceber nenhuma relação entre o aumento do Partido Nacional Socialista com a crise econômica iniciada nos Estados Unidos da América no ano de 1929.
c) Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos pelos nazistas, uma vez que, a partir da crise de 1929, apenas os socialistas cresceram politicamente substituindo as cadeiras parlamentares tradicionalmente ocupadas pelos nazistas e conservadores.
d) Os nazistas cresceram muito eleitoralmente a partir da crise de 1929, quando o desemprego na Alemanha chegou a atingir 44% da população. A crise política e econômica levou a uma descrença da população alemã em regime de liberalismo político e econômico.

2) (UFMS - adaptada) Muito já se escreveu sobre o período em que a Alemanha esteve sob o Governo Nazista de Hitler. No entanto, pouco se sabe sobre o período anterior à ascensão desse governo. Sobre esse assunto marque a alternativa INCORRETA sobre as causas da ascensão do Partido Nazista ao poder:
a) A Alemanha saiu com sua economia profundamente em crise após os quatro anos da Primeira Guerra Mundial, as cláusulas punitivas impostas pelo Tratado de Versalhes (1919) e a crise econômica de 1929 aumentaram o quadro de crise econômica na Alemanha.
b) As organizações de grupos paramilitares, como as Tropas de Assalto, que eram contratadas pelo empresariado alemão a fim de combater movimentos de trabalhadores e de partidos socialistas e comunistas.
c) A Revolução de 1930 no Brasil, que através de suas influências tenentistas, permitiu a Getúlio Vargas alcançar o poder, inaugurando a primeira ditadura com características totalitaristas no planeta Terra.
d) O estabelecimento, na Rússia, do primeiro país com ideologia marxista, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que procurava centralizar o movimento revolucionário marxista para a expansão de seu regime social e econômico.

Anexos:

Respostas

respondido por: amandaribeiro2336
0

Resposta:

1:d) Os nazistas cresceram muito eleitoralmente a partir da crise de 1929, quando o desemprego na Alemanha chegou a atingir 44% da população. A crise política e econômica levou a uma descrença da população alemã em regime de liberalismo político e econômico.

2 :c) A Revolução de 1930 no Brasil, que através de suas influências tenentistas, permitiu a Getúlio Vargas alcançar o poder, inaugurando a primeira ditadura com características totalitaristas no planeta Terra.

Explicação:

Feedback

Parabéns, é isso aí! A resposta correta é a letra “D”. O período entre 1919 e 1933 da história alemã é chamado de República de Weimar e caracteriza-se por intensas conturbações sociais e econômicas. Essa instabilidade, e as altas inflações, acabaram levando ao povo alemão a defende um regime autoritário que garantisse maior estabilidade social, política e econômica.

Feedback

Parabéns, é isso aí! A alternativa correta é a letra “C”. Pois a Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder não implantou nenhuma ditadura totalitária no Brasil. O primeiro país a instalar um regime fascista foi a Itália de Benito Mussolini em 1922.

Perguntas similares