1-Presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste, o Toré é um ritual que une e dança, religião, luta e brincadeira! Ele pode variar de acordo com a cultura de cada povo, mas é praticado por muitos, como os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Xocó, Potiguara, Pankararé, Pankakarú, Truká e os Funil-ô.A dança do Toré é regida por uma música chamada Toante, que é cantado por apenas um “cantador” ou “cantadora” e acompanhado pelos gritos ritmados do grupo de bailarinos, Descreva como são executados estes movimentos,os trajes usados e o espaço que a dança acontece,quais acessórios são utilizados. * *
2-Entre os muitos ritmos de origem africana, podem ser destacados: o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural.Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida. Descreva como são executado as danças mencionadas acima,espaços que acontecem,figurinos,acessórios,altura dos movimentos,as diferenças entre elas. * *
3-O frevo é uma dança folclórica típica do carnaval de rua do Brasil.É uma das principais danças tradicionais brasileiras e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país. Merece destaque no carnaval pernambucano, sobretudo, nas cidades de Olinda e Recife.Essa dança popular foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Para ser considerado Patrimônio cultural quais são as etapas a serem percorridas? * *
4-Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: Relate-os aqui. * *
5-O processo de trabalho para o reconhecimento do jongo como patrimônio teve início em 2001, com sua inscrição definitiva no Livro das Formas de Expressão em 2005. O texto do relatório final disponibilizado pelo IPHAN reconstitui parte da trajetória da pesquisa, definindo o jongo como:Uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e prática de magia. É praticado nos quintais das periferias urbanas e de algumas comunidades rurais do Sudeste brasileiro. (...) é uma forma de louvação aos antepassados, consolidação de tradição e afirmação de identidades. Tem suas raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos, principalmente os de língua bantu. São sugestivos dessas origens o profundo respeito aos ancestrais, a valorização dos enigmas cantados e o elemento coreográfico da umbigada (IPHAN, 2005, p.2).Descreva como os movimentos são realizados,qual o figurino utilizado,quais acessórios fazem parte da dança,em que cenário acontecem? * *
6-O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos e urbanistas, entre outros.O que é patrimônio histórico cultural?Qual a Importância do patrimônio histórico cultural?O que é Patrimônio histórico material?O que é Patrimônio histórico imaterial? * *
7-Identificar as referências culturais e compreendê-las no espaço e no tempo pode ser um exercício coletivo que altera a visão e o entendimento sobre seu lugar e sua comunidade, fortalecendo assim os vínculos de identidade e pertencimento e estimulando...Pesquise em sua cidade quais são as danças que que receberam as influências indigenas,africanas e afrobrasileiras.Não se esqueçam aqui haviam aldeias indígenas,grupos de escravos que muito influenciaram nossa cultura.Nos diga também quais aldeias existiram e ainda existem em nossa cidade,qual a dança que praticam? * *
Respostas
1- Ele pode variar de acordo com a cultura de cada povo, mas é praticado por muitos, como os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Xocó, Potiguara, Pankararé, Pankakarú, Truká e os Funil-ô. No Toré do povo Pankararu, por exemplo, existem algumas figuras muito importantes: os Encantados, os Praiá, os pais do Praiá e os dançadores.
2-Danças indígenas: Duas delas são, toré e o Kuarup.
africanas e afro-brasileiras : o ahouach, o guedra, o schikatt, a gnawa, a kizomba e o semba.
Kuarup
Explicação: As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural.
Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida.
É uma maneira de estarem sempre conectados com seus antepassados e carrega uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão.
dança africana
Apresentação de Dança Africana em Porto Elizabeth, África do Sul
Características das Danças Africanas
As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes. Destacam-se as cerimônias em rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.
Apesar de o continente africano ter uma grande extensão com diversos países e culturas diferentes, podemos destacar como pontos comuns na dança da maioria dos povos africanos:
a organização em círculos, semicírculos ou fileiras;
a participação de todos, independente da idade ou escala social na comunidade;
o acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores.
A partir do estilo de dança africano evoluíram ritmos hoje bastante conhecidos pelo brasileiro, como a capoeira e o próprio samba.
3-
As pessoas preservarem esse bem cultural;
O estado oficializar;
É preciso incluir indicações para sua salvaguarda...
Um patrimônio cultural é tudo que tem importância na história ou na cultura de um lugar.
4-
os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores de opinião que entre eles incluem os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico;
Explicação:
Conforme o artigo
Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
§ 1º O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
§ 2º Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
§ 3º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
§ 4º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.
§ 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.
5-
6-uso como material de pesquisa , estudos escolares , passeios escolares , fontes e provas do surgimento de nossa história e origem.
7-Não sei o nome da sua cidade.