ajude-me por favor em Sociologia
1- Como você vê a vida em uma sociedade?
2- Quem faz parte das ciências sociais? E o que cada uma estuda?
3- O que poderíamos aprender com a ciências sociais? E quais são as informações?
4- Explique: com suas palavras porque a sociedade é tão importante para os cientistas sociais.
Quem responder todas as perguntas com suas palavras agradeço, curto e avalio...
quem responder todas as perguntas copiadas da internet agradeço e curto...
obrigada
por favor ajude é pra amanhã
Respostas
Resposta:
snhsjsnsjsjjsjsjsjsjjsjs
yshshshjshshshshshbshsvsvvs
Explicação:
sbhshshjdjddfetrfrre
Resposta:
Sociologia é uma ciência situada dentro do conjunto das ciências humanas. O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade. Nesse sentido, educadores, médicos, psicólogos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, juristas, advogados, publicitários, jornalistas, economistas, enfim, quase todos os profissionais e pesquisadores de quase todas as áreas necessitam das teorias apresentadas pela sociologia.
A sociologia é feita por meio da investigação científica das estruturas sociais.
Veja também: Desigualdade social: tema amplamente discutido no âmbito sociológico
Como surgiu a sociologia
A partir do século XV, a sociedade europeia vê-se em um turbilhão de mudanças significativas. Em primeiro lugar, temos o surgimento do capitalismo em sua forma mercantilista — quando os Estados recém-formados e unificados começam a traçar acordos comerciais e estabelecer novas rotas para compra e venda de produtos. Ademais, temos uma classe social que havia surgido no fim da Idade Média e começava a fortalecer-se, sobretudo em alguns lugares da Europa, como França e Itália, devido à participação no comércio mercantilista: essa classe é a burguesia.
O fortalecimento da burguesia levou ao maior investimento na navegação e na descoberta de novas rotas comerciais pelos oceanos. Todo esse processo culminou na chegada e colonização dos povos europeus (em especial portugueses, espanhóis e, mais tarde, ingleses) em terras do continente americano, que até então eram desconhecidas pelos povos da Europa, da Ásia, da Índia e da África.
O contato do homem branco com os nativos da ordem social e da disciplina individual.
Auguste Comte foi o criador do positivismo.
Para concretizar o seu projeto, Comte aceitou como necessária a criação de uma nova ciência que, tal como as ciências naturais, estudasse e classificasse a sociedade, a fim de entendê-la e modificá-la. No início, essa ciência foi batizada por Comte de física social. Mais tarde, ela seria nomeada pelo mesmo pensador como sociologia, que significa: ciência da sociedade. Assim, Comte ficou conhecido como o “pai” da sociologia.
Apesar de propor a criação da ciência da sociedade, o trabalho de Comte, assentado no positivismo, não foi capaz de estabelecer um método preciso e único para o correto funcionamento da sociologia, pois não avançou muito além da especulação e da problematização filosófica. Diante disso, o escritor, professor, psicólogo e filósofo francês Émile Durkheim, ao resgatar e criticar o positivismo de Comte, estabelece o primeiro método de análise sociológica, baseado no que o pensador chamou de reconhecimento dos fatos sociais.
psicologia para compreender o que é da ordem do individual), a psicologia busca entender o indivíduo baseando-se muitas vezes na sociedade em que esse está inserido (recorrendo à sociologia para tal compreensão).
Sociologia e filosofia
Muitas pessoas pensam que sociologia e filosofia são a mesma coisa ou que são essencialmente parecidas. Essa crença, no entanto, é fruto de uma generalização do senso comum. Assim como as outras tantas ciências, a sociologia surgiu graças a um trabalho filosófico iniciado pelos primeiros pensadores ocidentais no século VI a.C. No entanto, são várias as especificações que a tornam uma ciência e um ramo do saber completamente distinto da filosofia.
Muitas vezes os sociólogos recorrem à filosofia para desenvolverem seus estudos. No entanto, somente isso não é suficiente para estabelecer um vínculo de igualdade entre as duas áreas do saber, inclusive porque, enquanto a sociologia é considerada uma ciência, a filosofia é considerada um conjunto teórico de conhecimentos que visam produzir e movimentar o saber teórico e abstrato.
Por
Professor de Sociologia