Após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815, algumas nações europeias buscaram restaurar a autoridade e o controle sobre suas colônias americanas. Na América do Sul, a reação foi imediata e, já em 1816, alguns movimentos em defesa da independência ganharam força.
Das alternativas abaixo, qual não faz parte do processo de independência das colônias espanholas da América do Sul?
A)As Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina, sob a liderança de José de San Martin declararam independente da Espanha.
B)Simon Bolívar com seu exército de libertação, venceu as forças espanholas sucessivas vezes, libertando Venezuela, Grã Colômbia, Peru e Bolívia.
C)José de San Martin desejava a formação de diversos países livres e autônomos, já o Simón Bolívar e seus companheiros pretendiam a formação de uma confederação americana.
D)Na América espanhola fervilhavam os interesses regionais das classes criollas, exportadoras e latifundiárias que geralmente, em relação ao Império Britânico, só pensavam em romper com a Espanha para poderem enriquecer à vontade.
E)Os negros e indígenas que lutaram no processo de independência tiveram uma grande melhoria de vida, pois a escravidão foi abolida, assim como o trabalho compulsório e esses grupos fizeram parte do novo governo democrático.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Sobre o líder independentista José de San Martín, é correto afirmar: a) A independência das Províncias Unidas do Rio da Prata foi liderada por San Martín e proclamada em Tucumán, em 9 de julho de 1816. b) Os feitos de San Martin no processo de independência das colônias da América do Sul não foram relevantes. c) José de San Martín nunca participou de uma luta armada. d) José de San Martín pertencia a elite dos chapettones.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás