Se revertemos o câncer poderemos criar um reprodutor de células infinitas criado artificialmente, então poderíamos evitar a velhice e adquirir a super regeneração?
Respostas
Resposta:
Uma nova técnica abre caminho para regenerar ou substituir órgãos dentro do próprio corpo, sem a necessidade de transplantes. O método só foi testado em animais — no caso, camundongos — e ainda não é seguro. Entretanto, especialistas acreditam que é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias de uso de células-tronco.
Até agora, a técnica de obter células embrionárias a partir de células adultas só havia sido bem-sucedida em laboratório. No novo estudo, no entanto, os pesquisadores conseguiram induzir a geração das células-tronco dentro do corpo de camundongos, com a administração de fatores genéticos.
Se a técnica conseguir ser replicada com segurança em seres humanos, surge a promissora possibilidade de induzir o desenvolvimento de células-tronco no local do órgão doente, como o coração ou o pâncreas, de forma que células da própria pessoa sejam geradas para reparar um tecido danificado, sem risco de rejeição.
— Acreditamos que isso abre novas possibilidades na medicina regenerativa — afirma Manuel Serrando, do Centro Nacional Espanhol de Pesquisa do Câncer, em Madri, que coordenou o estudo publicado na edição desta semana da revista “Nature”, em entrevista ao “Independent”. — Uma possível vantagem sobre as outras técnicas é que as células já estão no lugar certo e têm a possibilidade de se transformarem em células regenerativas sem intervenções externas.
Podemos, agora, começar a pensar em métodos para induzir essa regeneração no local do tecido danificado.
Explicação:
Ass.: POWERS.
Explicação:
N
Espero ter ajudado .