ESTABELEÇA A DIFERENÇA ENTRE AS PLACAS CONVERGENTES, DIVERGENTES E TRANSFORMANTES.
Me ajudem, por favor
Respostas
Resposta:
Um limite divergente ocorre quando duas placas tectônicas se afastam umas das outras. Ao longo desses limites, a lava jorra de longas fissuras e gêiseres jorram água superaquecida. Terremotos frequentes atingem a fenda.
Por baixo da fenda, o magma — rocha derretida — sobe do manto. Ele escorre pela fenda e endurece em rocha sólida, formando uma nova crosta nas bordas rasgadas das placas. O magma do manto se solidifica em basalto, uma rocha escura e densa que está por baixo do fundo do oceano.
Assim, em fronteiras divergentes, a crosta oceânica, feita de basalto, é criada.
Quando duas placas se juntam, é conhecida como um limite convergente. O impacto das duas placas colidindo faz com que a borda de uma ou ambas as placas atinja uma cordilheira acidentada, e às vezes inclina a outra para uma vala profunda no fundo do mar.
Uma cadeia de vulcões forma frequentemente paralela ao limite, à cordilheira e à trincheira. Terremotos poderosos abalam uma área ampla em ambos os lados do limite.
Se uma das placas em colisão é coberta com crosta oceânica, ela é forçada para baixo no manto, onde começa a derreter. O magma sobe para dentro e através do outro prato, solidificando-se em nova crosta.
Magma formado a partir de placas de fusão se solidifica em granito, uma rocha de cor clara e baixa densidade que compõe os continentes. Assim, em fronteiras convergentes, a crosta continental, feita de granito, é criada e a crosta oceânica é destruída.
Placas Tectônicas Convergentes e Divergentes
Duas placas passando umas pelas outras formam um limite de placa de transformação. Estruturas naturais ou feitas pelo homem que cruzam um limite de transformação são deslocadas — divididas em pedaços e transportadas em direções opostas.
Rochas que se alinham ao limite são pulverizadas à medida que as placas se movem, criando um vale de falha linear ou um desfiladeiro submarino. À medida que as placas alternadamente entopem e saltam umas contra as outras, os terremotos sacodem através de uma ampla zona limítrofe.
Em contraste com fronteiras convergentes e divergentes, nenhum magma é formado. Assim, a crosta é quebrada e quebrada nas margens de transformação, mas não é criada ou destruída.
Explicação:
espero que te ajude>