Respostas
Resposta:
Esforçar-se para a formação do caráter.
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão.
Criar o intuito do esforço.
Respeito acima de tudo.
Conter o espírito de agressão.
Explicação:
Resposta:
1) Compromisso com o esforço! Como tudo que vale à pena na vida, o sucesso e evolução não vem de forma fácil. A dedicação é a chave. É não se abater diante dos obstáculos. É não desistir diante das dificuldades. O esforço é um hábito no Karatê.
2) Compromisso com a formação do caráter. O filme “Kuro Obi” (Faixa Preta) é um alerta dos perigos do mau uso do conhecimento do Karatê. Ser um bom lutador, não é sinônimo de ser bom carateca. O verdadeiro mestre é um exemplo de vida, um modelo a ser seguido. Sua postura íntegra e ética ultrapassa o tatame e é aplicada em tudo em sua vida.
3) Compromisso com o verdadeiro caminho da razão. Não é ser frio nem calculista! Nada disso! Somos criaturas com sentimentos, porém também somos racionais. E é a razão que conduz “o caminho das mãos vazias”. Não agir movido por sentimentos levianos e passageiros. É canalizar de forma consciente os ensinamentos e sentimentos em harmonia com os compromissos anteriores.
4) Conter o espírito agressivo. A natureza humana nos leva à raiva. Quantas vezes temos vontades e pensamentos coléricos que em nada resolvem nossos problemas? Quantas vezes uma ação impensada e movida pelo ódio aumenta infinitamente nossa dor? Se assumimos o compromisso com a razão, assumimos o compromisso em conter aquilo que é destrutivo, seja contra nós mesmos ou contra quem nos cerca!
5) Respeito acima de tudo! A cortesia é a marca do verdadeiro Mestre e aluno do karatê. Respeitar os mais graduados como forma de hierarquia, porém respeitar os menos graduados como disciplina saudável. O carateca jamais inicia uma luta. Respeitamos a todos e buscamos a paz.