Em uma demanda judicial na qual Carlos da Silva está sendo processado por João, surgiu uma dúvida acerca do domicílio de Carlos para fixação do foro competente para processar e julgar a ação. Carlos alegou que seu domicílio é na Capital do Estado de São Paulo, mas João afirma que não há provas de manifestação de vontade de Carlos no sentido de fixar seu domicílio naquela cidade.
Assinale a alternativa correta sobre o papel da vontade das partes diante de uma relação jurídica:
Por se tratar de um fato jurídico em sentido estrito, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é irrelevante, uma vez que não é necessário levar em consideração a conduta humana para a determinação dos efeitos jurídicos desse fato.
Por se tratar de um negócio jurídico, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é irrelevante.
Por se tratar de um ato-fato jurídico, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é irrelevante, uma vez que, embora se leve em consideração a conduta humana para a determinação dos efeitos jurídicos, não é exigível manifestação de vontade.
Por se tratar de um ato jurídico em sentido estrito, embora os seus efeitos sejam predeterminados pela lei, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é relevante, no sentido de verificar a existência de um ânimo de permanecer naquele local.
Por se tratar de um negócio jurídico, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é relevante, já que é a manifestação de vontade que determina quais efeitos jurídicos o negócio irá produzir.
Respostas
Resposta:
CORRETA:
Por se tratar de um ato jurídico em sentido estrito, embora os seus efeitos sejam predeterminados pela lei, a vontade de Paulo na fixação de domicílio é relevante, no sentido de verificar a existência de um ânimo de permanecer naquele local.
Explicação:
As partes possuem papéis importantes em uma relação jurídica, mas apenas no que foi delimitado no acordo entre as partes, não podendo ir além, por exemplo, a vontade de Carlos na fixação de domicílio é relevante, mas apenas por ele ter esse ânimo (alternativa D).
Contratos e relações jurídicas
Os contratos criam condições para as partes envolvidas em que ambas concordam, não necessariamente é justo, mas foi aceito pelas partes, então há obrigação para cumprir essas condições, limitando as possibilidades das partes em relação ao que foi acordado.
Venha estudar mais sobre as relações jurídicas
https://brainly.com.br/tarefa/39551333
#SPJ2