QUESTÃO 30 - Sobre multiculturalismo e interculturalidade, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o principio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto politico que permita estabelecer um diálogo entre elas.. ( ) O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma reciproca, favorecendo o seu convivio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mutuo. ( ) O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que não está relacionado com o processo de globalização e as sociedades pós- modemas. ( ) O multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos). A ORDEM CORRETA É: a) V, V, F, V b) V,F,V,F c) V. V, F.F d) F, F, V, F e) F, F, V, V
Respostas
Resposta:
2_° afirmarão..........
Resposta:
a) V, V, F, V
Explicação:
Enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o principio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto politico que permita estabelecer um diálogo entre elas.. (V)
Sim é verdade, o multiculturalismo significa viver em um mesmo local com varias culturas (vivências) diferentes, onde todos respeitam a cultura de todos; isso pode ser das coisas mais simples as mais visíveis, como: Uma igreja cristã (Vindo das ascendências europeias), um templo candomblé (vindo das ascendências africanas) e um templo budista (vindos das ascendias asiáticas) no mesmo bairro; todos convivem com elas mesmo não sendo totalmente daquela cultura ou participando totalmente dela.
Já a interculturalidade acredita que é impossível a cultura não se encontrar com outra cultura, por exemplo: Uma igreja do lado de um templo candomblé, as culturas alí se esbarram, e o povo também, mas isso, segundo a interculturalidade, só ajuda a criar mais respeito e dialogos entre essas culturas diferentes umas das outras, sem nenhuma ser melhor que a outra, um outro exemplo: Um amigo que é cristão divide seus conhecimentos sobre sua religião com um amigo que é budista faz o mesmo com o budismo, criando um conhecimento da cultura do outro e formando empatia.
O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma reciproca, favorecendo o seu convivio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mutuo. ( V)
Como falei acima, é exatamente sobre conhecer a cultura do outro, enriquecer-se com esse conhecimento e ser mais respeitoso.
O multiculturalismo é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que não está relacionado com o processo de globalização e as sociedades pós- modemas. (F )
O multiculturalismo está firmemente relacionado com a globalização e a sociedade pós-moderna, então é falso.
O multiculturalismo no Brasil é diretamente associado ao processo migratório desde a chegada dos portugueses em 1500. O Brasil se desenvolveu a partir de uma construção social entre os portugueses (europeus), os indígenas (povos originários) e os negros sequestrados e escravizados (de diversos territórios africanos). (V)
Exatamente, por isso temos tantas culturas diferentes no Brasil, por imigrantes de todos os continentes terem embarcado aqui em circunstancias totalmente diferentes umas das outras, criando vários povos e maneiras diferentes.