Atividade 13° Semana História 2° Aula
1 Comente o consulado, Economia, Educação e Direito no governo de Napoleão Bonaparte ?
Respostas
Resposta:
O programa de TV Se Liga na Educação é transmitido na Rede Minas, de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã. Vocês podem utilizar esse material para complementar suas aulas.
As aulas do Se Liga na Educação, em 2021, estão previstas para iniciar em 15/03, segunda-feira.
Programe-se:
Segunda-feira: Linguagens - Língua Portuguesa, Literatura, Inglês, Arte e Educação Física;
Terça-feira: Ciências Humanas - História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
Quarta-feira: Matemática;
Quinta-feira: Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química;
Sexta-feira: Conteúdos do Enem.
Explicação:
Introdução
A Era Napoleônica é assim chamada em referência ao período em que Napoleão Bonaparte governou a França, entre 1799 e 1815, encerrando a Revolução Francesa.
Além de iniciar um novo período da história da França, o governo de Bonaparte foi responsável por consolidar os interesses da alta burguesia e provocou uma série de mudanças que afetaram todo o continente europeu - inclusive as colônias europeias na América.
Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa
Contexto histórico
Com as dificuldades atravessadas durante o período final da Revolução Francesa, a alta burguesia se apoiou no jovem general Napoleão Bonaparte, figura que vinha ganhando apoio popular em razão de suas vitórias militares, para manter o poder político que havia conquistado com a Revolução.
Desse modo, Napoleão se tornou o principal líder de um golpe que teve como objetivo colocar fim ao Diretório (1794-1799) e estabelecer uma nova forma de governo na França, encerrando definitivamente a Revolução Francesa. Esse golpe ficou conhecido como o 18 brumário (ou 18 de brumário) de Napoleão, por ter ocorrido no dia 18 do mês de brumário, segundo o calendário gregoriano que havia sido adotado pelo governo revolucionário.
O período napoleônico é dividido em três fases principais, que veremos a seguir.
Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa
Consulado (1799-1804)
Após a queda do Diretório, o regime do Consulado é estabelecido como nova forma de governo na França. Inicialmente composto por três cônsules, Napoleão acaba ocupando o principal cargo entre eles, o de primeiro-cônsul.
Nesse momento, é realizada uma ampla reforma no Estado francês, judiciária, administrativa, educacional e financeira. Essas reformas foram consolidadas pelo Código Civil, também conhecido como Código Napoleônico, promulgado em 1804, e fundaram as bases para o estabelecimento de um regime capitalista na França. Dentre elas, podemos destacar o princípio de igualdade dos indivíduos perante a lei, o direito à propriedade privada, a liberdade de consciência e o caráter secular do Estado.
As medidas tomadas nesse período também centralizaram o poder de Napoleão, que, em 1802, já havia se tornado cônsul-vitalício e passou a reprimir duramente qualquer oposição que se levantasse a ele.
Em consolidação ao aumento do apoio que vinha recebendo, o regime monárquico foi restabelecido através de um plebiscito em 1804. Em um gesto que se tornou emblemático, durante a cerimônia que o consagraria imperador da França, Napoleão retirou a coroa que receberia do Papa Pio VII e a colocou sobre sua própria cabeça, simbolizando que seu poder não estava submetido ao da Igreja.