Respostas
Resposta: No início desta resenha de Vidas Secas somos apresentados a Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho, o filho mais novo, uma cachorra chamada Baleia e um papagaio. Eles são os seis viventes que estão caminhando na seca. Trata-se de uma família de retirantes perambulando na caatinga por um dia inteiro, sem nem mesmo encontrar sombra para descansar.
O filho mais velho de Fabiano já não dá mais conta de andar, para e se deita, fica imóvel, pois está sem forças. O pai xinga, tenta cutucá-lo e forçá-lo, mas ele permanece como está. Não houve jeito e Fabiano o coloca no cangote (pescoço) e todos prosseguem silenciosamente.
Todos tinham muita fome, e era tanta que comeram o papagaio que estava com eles e que tinha morrido. Com mais um pouco de caminhada, acharam uma fazenda abandonada. Por lá, a cachorra Baleia até conseguiu caçar um preá (um tipo de roedor), do qual comeu tão somente os ossinhos.
Fabiano olhando o céu percebeu que a chuva estava por vir e que a caatinga ressuscitaria. Pensou que tudo ficaria bem, pois ele seria o novo fazendeiro do lugar e todos teriam saúde.
Capítulo 2: Fabiano
Neste capítulo de Vidas Secas de Graciliano Ramos, o pai da família é apresentado com mais detalhes. Trata-se de um homem ignorante, um bruto. Ele se considera vaqueiro, mas também é como um bicho. Tem habilidade com os animais e se sente como um.
Com o retorno da chuva o verdadeiro dono da fazenda na qual Fabiano estava com sua família retorna e os expulsa. Porém, Fabiano consegue tê-lo como seu patrão (que o trata muito mal, por sinal) e se torna o capataz do lugar.
Ele e Sinhá Vitória conversam sobre seu Tomás da Bolandeira, que era um fazendeiro poderoso que falava muito bem, lia bastante e era cortez. Mas que também morreu na seca, e disso tiram a conclusão de que primeiro o importante é sobreviver e pensar vem em segundo lugar.
Capítulo 3: Cadeia
Fabiano vai à feira fazer compras. Ele precisa comprar mantimentos (sal, farinha, feijão e rapadura), além de uma garrafa de querosene e de um corte de chita vermelha que foram pedidos de Sinhá Vitória.
Lá ele resolveu beber pinga, o que gerou até irritação, pois seu Inácio, o dono do bar, o vendeu pinga batizada com água para render mais. Neste estado, Fabiano resolve jogar 31 com o soldado amarelo e acaba perdendo. E agora? O que dizer a Sinhá Vitória? Afinal de contas perdeu o dinheiro no jogo.
Irritado, vai saindo sem se despedir e essa atitude irrita o soldado amarelo, que o empurra. Já não se contendo e sentindo-se humilhado, Fabiano xinga. Resultado? Ele apanhou e foi preso. Na cadeia ele reflete, pensa na família e em como são um peso, um fardo…
Capítulo 4: Sinhá Vitória
Baleia é apresentada com reações e características humanas. Vê-se também um pouco mais de Sinhá Vitória, que está com raiva de Fabiano. Ela pensa na seca, pensa na cama de couro que seu Tomás da Bolandeira tinha e que ela também queria e Fabiano não a deu.
Pensa no seu desconforto, pois tinha dormido mal em uma cama de varas. Apesar de tantas insatisfações, pensava que dias melhores estavam por vir.
Capítulo 5: O menino mais novo
Em Vidas Secas os meninos não têm nome, são apenas mencionados como o mais novo e o mais velho. Nesta parte o foco se dá no mais novo, que por ter visto o pai amansar uma égua brava, o admira muito e sonha em também ser um vaqueiro.
Querendo ser igualzinho ao seu pai foi amansar um bode, mas acaba sendo derrubado. O filho mais velho via isso e ria.