Respostas
Resposta:
4)
A) Em seu sentido inicial, a teocracia é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Nesse sentido, definimos a teocracia como todo governo em que justificativas de natureza religiosa orientam a formação do poder instituído. Na maioria dos casos, o chefe político é visto como um representante direto de alguma divindade ou chega a assumir a condição de divindade encarnada.
B) O exemplo mais famoso desse tipo de governo aconteceu no Egito Antigo, quando o faraó era adorado como filho do deus Amon-Rá e reconhecido como a encarnação de Hórus, o deus-falcão. Para os egípcios, a oferenda de sacrifícios e a felicidade pessoal do faraó eram fundamentais na manutenção de uma relação saudável com as outras divindades.
5) Na minha visão, os faraós tinham um maior respeito e adoração popular por serem considerados deuses, e cada um dos seus atos seria divino e ''isento'' de erros. Já em uma civilização com poder politico democrático, por exemplo, os lideres são escolhidos pelo povo sem uma intervenção divina.
6) Osíris era o deus responsável pelas cheias do Nilo. A faraó Cleópatra, deveria fazer oferendas aos deuses para garantir a prosperidade do Egito, sendo esta uma representante dos deuses na terra e próxima deles.
Explicação: