há três modos de abordagem a respeito do conhecimento dogmático que se diferenciam de acordo com a relação do sujeito com a vida menos a opção
a)ceticismo
b) ingênuo
c)racional
d)irracional
Respostas
Resposta:
olá
DisciplinasGabarito Enem25Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Conhecimentos gerais antigos
Exemplos e Tipos de Dogmatismo
Como sabemos se um conhecimento sobre a realidade é verdadeiro ou não? Aliás, será mesmo possível a existência de um conhecimento assim? Segundo o Dogmatismo não só é possível como também existe. O pensamento dogmático exerce influência por toda a história da filosofia, mas também aparece em outras áreas da vida: a religião e até mesmo nossa experiência cotidiana são bons exemplos disso.
Ficou confuso? No texto de hoje vamos te explicar tintim por tintim os diferentes significados que o termo pode ter, mostrando também a influência dessa postura sobre o pensamento filosófico ao longo do tempo.
Introdução
O Dogmatismo é um termo bastante amplo e apresenta vários significados. Do ponto de vista cético, um dogmático é todo aquele que afirma verdades que talvez não sejam certas. Immanuel Kant (1724 - 1804) foi o responsável por utilizar o termo dogmático como algo pejorativo dentro da filosofia, em sua obra Crítica da Razão Pura.
Mas o Dogmatismo remete à um período muito mais antigo. Seu significado vem do Grego dogma, que originalmente significa “opinião”, “princípio”, ou “o que se pensa ser verdade”. Nesse sentido, dogmatismo pode significar “fundado em princípio” ou “relativo à doutrina”.
Todos nós tivemos e temos posturas dogmáticas quando afirmamos algo baseado no que acreditamos ser verdade, sem nenhuma dúvida ou questionamento
Resposta:
Explicação: